Atlanta - O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que negociadores estão a trabalhar para acabar com a guerra Rússia-Ucrânia, ao anunciar, no domingo, que planeava falar com seu colega russo, Vladimir Putin, na terça-feira, informa a CNN.
Os comentários de Trump vêm depois de ter anunciado, na semana passada que a Ucrânia havia aceitado um cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA, colocando a bola na quadra da Rússia quanto a se ela aceitaria sua proposta de acabar rapidamente com a guerra.
"Estamos indo muito bem, eu acho, com a Rússia. Veremos se temos algo a anunciar talvez até terça-feira, estarei falando com o presidente Putin na terça-feira", disse ele a repórteres a bordo do Air Force One durante um voo de volta à Casa Branca após seu fim-de-semana em Mar-a-Lago.
"Muito trabalho foi feito no fim-de-semana, queremos ver se podemos dar fim a essa guerra", afirmou. "Talvez possamos, talvez não, mas acho que temos uma chance muito boa".
Trump referiu que os negociadores já haviam apontado certos tópicos para discussão.
“Falaremos sobre terra. Muitas terras são muito diferentes do que eram antes da guerra, como você sabe. Falaremos sobre terra, falaremos sobre usinas de energia, essa é uma grande questão”, acrescentou.
“Mas acho que já discutimos muito sobre isso, muito, por ambos os lados, Ucrânia e Rússia. Já estamos falando sobre isso — dividir certos activos.”
A resposta de Putin até agora à proposta de cessar-fogo apoiada por Trump tem sido ambígua. Recordou que Moscovo concordava com a proposta em teoria. Mas ele também estabeleceu condições duras e exigiu concessões de Kiev, e repetiu sua alegação de que o actual governo ucraniano era parte da “causa raiz” da guerra.
A Rússia começou a tomar partes da Ucrânia em 2014 antes de lançar sua invasão total em 2022, desencadeando o maior conflito terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Desde a invasão de 2022, a Ucrânia perdeu o controlo de cerca de 11% de suas terras, de acordo com a análise da CNN de dados do Institute for the Study of War, um monitor de conflitos sediado nos EUA.
As concessões de terras estão entre as questões mais sensíveis que ainda precisam ser resolvidas. Autoridades americanas disseram que a Ucrânia provavelmente precisará ceder território para que a guerra termine, e Putin tornou isso uma condição para entrar em um cessar-fogo.
Putin disse na sexta-feira que o seu país está trabalhando para restaurar as relações com os EUA, depois que elas foram “praticamente reduzidas a zero, destruídas pela administração americana anterior”.
“No geral, a situação está começando a se mover”, disse, referindo-se às relações com a administração Trump. “Vamos ver o que sai disso”. ADR