Washington - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na quarta-feira impor sanções à Rússia e aos seus aliados se não se chegar rapidamente a um acordo para pôr fim à guerra na Ucrânia.
“Acalmem-se agora e acabem com esta guerra ridícula! SÓ VAI PIORAR. Se não chegarmos a um 'acordo', e em breve, não tenho outra escolha senão aplicar elevados níveis de impostos, tarifas e sanções a tudo o que for vendido pela Rússia aos Estados Unidos e a vários outros países participantes”, escreveu o presidente norte-americano, Donald Trump, num post no Truth Social, dirigido ao presidente russo.
“Podemos fazer isso da maneira fácil ou da maneira difícil - e a maneira fácil é sempre melhor”, disse Trump.
O post surge depois de o Presidente norte-americano não ter cumprido a sua promessa de campanha de acabar com a guerra nas 24 horas seguintes à tomada de posse.
Relatórios recentes sugerem que a sua administração espera agora que sejam necessários vários meses para negociar um acordo.
Trump fez do fim da invasão da Ucrânia pela Rússia uma das suas principais promessas de campanha, mas não é claro que a sua nova ameaça exerça uma pressão significativa sobre a Rússia para que esta mude a sua postura negocial. JM