Washington - O Presidente norte-americano, Donald Trump, recebeu esta quinta-feira do primeiro-ministro britânico um convite "sem precedentes" do rei Carlos III para uma segunda visita de Estado ao Reino Unido, que aceitou prontamente.
A carta com o convite do monarca britânico foi entregue em mãos a Trump na Sala Oval da Casa Branca pelo primeiro-ministro Keir Starmer, que realiza hoje uma visita oficial a Washington.
"Este é um convite para uma segunda visita de Estado. Isto é muito especial. Nunca aconteceu antes. Não tem precedentes. E penso que simboliza a força da nossa relação", disse Starmer ao entregar a carta ao Presidente, perante a comunicação social.
Trump aceitou a proposta em seu nome e no da primeira-dama Melania Trump e disse que seria "uma honra" regressar ao Reino Unido, que descreveu como um "país maravilhoso".
Em Junho de 2019, no seu primeiro mandato, Trump realizou uma visita de Estado de três dias ao Reino Unido, a convite da falecida Rainha Isabel II, durante a qual participou num banquete real.
Barack Obama e George W. Bush foram os únicos outros Presidentes dos EUA a fazer visitas de Estado ao Reino Unido durante o reinado de sete décadas de Isabel II. JM