Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tribunal russo emite mandado de captura para viúva de Alexei Navalny

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 09 Julho de 2024 | 17h12
Praça Vermelha na cidade de Moscovo, capital da Rússia
Praça Vermelha na cidade de Moscovo, capital da Rússia
Rosário dos Santos

Moscovo - Tribunal Bassmanni de Moscovo ordenou hoje a detenção à revelia de Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny, líder da oposição russa cuja morte, em Fevereiro numa prisão do Ártico, a oposição diz ter sido orquestrada pelo Kremlin (presidência).

O Ministério Público russo apresentou uma acusação contra Navalnaya que vive no estrangeiro, por participar numa associação extremista, pelo que foi declarada procurada, anunciou a AFP.

"Yulia Borissovna (Navalnaya) escapou à investigação preliminar e, por conseguinte, foi colocada na lista de procurados", declarou o serviço de imprensa dos tribunais de Moscovo na rede social Telegram.

O tribunal satisfez as exigências da investigação e ordenou a prisão de Navalnaya por um período de dois meses a contar da data da sua extradição para o território russo ou da sua detenção na Rússia.

Navalnaya, que prometeu continuar a causa do marido a partir do exílio, acusa o Presidente russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela morte de Alexei Navalny e afirma que o seu poder se baseia em "desinformação, mentiras, enganos e provocações".

Navalny morreu subitamente a 16 de Fevereiro, um mês antes das eleições presidenciais de 17 de Março, em que Putin era o candidato favorito, depois de dar um passeio na penitenciária IK-3 na cidade ártica de Jarp , de acordo com as autoridades prisionais.

A oposição russa acusa o Kremlin (presidência) de estar por trás da sua morte, enquanto Vladimir Putin afirma que se tratou de uma morte natural. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Samba transfere mais de 400 famílias para Belas

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 19h33

Chuva corta circulação entre comunas do Dando e Cayeye 

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 19h08

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+