Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tribunal Constitucional italiano rejeita referendo sobre eutanásia

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 16 Fevereiro de 2022 | 11h39
Itália: vista da cidade de Roma
Itália: vista da cidade de Roma
Manuel Nzamba

Roma - O Tribunal Constitucional da Itália pôs fim esta terça-feira a uma tentativa de organizar um referendo para descriminalizar o suicídio assistido, alegando que seria uma protecção inadequada para os mais frágeis.

O Tribunal Constitucional italiano rejeitou o referendo à eutanásia. Defensores do direito à eutanásia colectaram em Agosto 750 mil assinaturas, muito mais do que o necessário para levar a controversa questão à votação em um país amplamente católico com forte oposição ao tema.

Mas o tribunal disse num comunicado que o referendo proposto compromete “a protecção mínima da vida humana em geral” garantida pela Constituição, “particularmente em relação aos fracos e vulneráveis”.

De acordo com a lei italiana actual, ajudar outra pessoa a cometer suicídio pode acarretar penas de cinco a 12 anos de prisão.

Em 2019, o tribunal pediu ao Parlamento que esclareça sua lei sobre o suicídio assistido, observando que a eutanásia poderia ser permitida para aqueles que sofrem de uma doença incurável que causa sofrimento físico e psicológico “intolerável” e que são mantidos vivos com medidas de apoio.

Esses pacientes, no entanto, devem ser capazes de tomar “decisões livres e informadas”, indicou. Qualquer pessoa que não se enquadre nesta categoria não poderia ter acesso ao suicídio assistido.

Apesar de vários casos de grande repercussão nos últimos anos, ainda há uma forte oposição à eutanásia e ao suicídio assistido na Itália, onde a Igreja Católica tem forte influência.

Após o veredicto, os líderes do Partido Democrático e do Movimento Cinco Estrelas – ambos da coalizão de governo do primeiro-ministro Mario Draghi – disseram que era a vez do Parlamento resolver a questão com uma lei concreta.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+