Phnom Penh - Os arqueólogos do Cambodja estão a celebrar a descoberta inesperada de um tronco de uma estátua de Buda que corresponde a uma cabeça encontrada há quase um século no mesmo local no complexo de Angkor.
O tronco, que se crê ser do século XII ou XIII, foi descoberto durante uma escavação efectuada por uma equipa de peritos cambodjanos e indianos no mês passado no templo Ta Prohm de Angkor.
O tronco foi encontrado juntamente com 29 fragmentos que pareciam fazer parte da mesma estátua, disse esta semana a arqueóloga Neth Simon.
Tem 1,16 metros de altura e é do estilo da arte Bayon, associada ao templo Bayon de Angkor.
"Foi uma grande surpresa quando desenterrámos esta escultura, porque tudo o que tínhamos encontrado até agora eram pequenas peças", disse Neth Simon.
A arqueóloga descreveu o desenho da estátua como exibindo jóias esculpidas, túnica e faixa, com um gesto único da mão esquerda sobre o peito - "uma representação incomum na arte Khmer (cambodjana)".
A presumível cabeça da estátua foi descoberta no mesmo templo em 1927, durante a era colonial francesa, e está actualmente guardada no principal Museu Nacional do Cambodja, na capital Phnom Penh.
Neth Simon esclareceu que o tronco foi encontrado a cerca de 50 metros de distância do local onde a cabeça foi descoberta e que um exame electrónico óptico confirmou que coincidiam.
A reconstrução quase completa da estátua é possível, acrescentou Neth Simon, uma vez que só falta a mão direita da estátua.
A sua equipa vai pedir autorização ao Ministro da Cultura e das Belas-Artes para voltar a colocar a cabeça e o corpo da escultura em condições de ser exposta ao público.
O complexo de Angkor estende-se por cerca de 400 quilómetros quadrados, contendo as ruínas das capitais de vários impérios cambodjanos desde o século IX até ao século XV.
Os académicos consideram-no um dos mais importantes sítios arqueológicos do Sudeste Asiático.
O local é a atracção turística mais popular do Cambodja e, em 2024, atraiu cerca de um milhão de turistas internacionais, de acordo com o Ministério do Turismo do Cambodja.
As escavações têm como objectivo organizar e preservar os numerosos objectos de arte espalhados pelo complexo de Ta Prohm, sublinhando os esforços em curso para proteger e compreender o rico património cultural do Cambodja, afirma a Autoridade Apsara.
Neth Simon disse que ficaria muito satisfeita se as peças da estátua pudessem ser reunidas depois de terem estado afastadas umas das outras durante um século.
"Como arqueóloga, ficaria muito feliz", disse. GAR