Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Timor Leste: Matan Ruak apela votação massiva para reforçar democracia

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 17 Março de 2022 | 09h34
Bandeira de Timor Leste
Bandeira de Timor Leste
Divulgação

Díli - O primeiro-ministro timorense Taur Matan Ruak apelou hoje, quinta-feira, à participação massiva dos eleitores timorenses nas eleições presidenciais de sábado, considerando que uma abstenção baixa reforça a democracia.

"Deixo um apelo a todos os timorenses para que aumentem a taxa de participação. Isso ajuda a reflectir a avaliação do desempenho democrático do país", afirmou Taur Matan Ruak, depois de um encontro com o Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo.

"Uma participação elevada é um privilégio nacional e apelo a que a taxa de participação aumente e que todos os cidadãos façam um esforço para votar e ajudar a escolher o Presidente da República para o período 2022-2027", afirmou.

Taur Matan Ruak falava aos jornalistas depois do encontro regular com o Presidente, durante o qual falaram sobre o decurso da campanha e sobre a alteração das medidas aplicadas no quadro da pandemia da covid-19.

"Estou muito contente. Acompanhei a partir o Ministério do Interior a campanha e, apesar de pequenos incidentes, de forma geral as coisas correram bem. Importante agora é que a população continue a cooperar, contribuindo para a estabilidade e segurança e para que as eleições decorram bem", afirmou.

No que se refere à pandemia, Taur Matan Ruak disse que o Governo flexibilizou as medidas de entrada no país, reduzindo as exigências e procurando normalizar as fronteiras.

A decisão foi tomada em Conselho de Ministros na quarta-feira, com o Governo a determinar que "a entrada em território nacional fica sujeita apenas à apresentação de certificado de vacinação completo ou, em alternativa, à realização de quarentena".

"Deixa de haver limitação de horário de funcionamento dos postos de fronteiras terrestres, que retornam ao seu funcionamento diário normal", explicou o executivo em comunicado.

Taur Matan Ruak confirmou que não discutiu com Francisco Guterres Lú-Olo a remodelação no Governo que está actualmente a preparar, explicando que as mudanças tocarão em "quatro membros" do executivo.

"Para já não vou avançar detalhes. Os pormenores serão divulgados atempadamente", disse.

Timor-Leste está actualmente no período de reflexão, usado para muitos timorenses voltarem aos municípios onde estão recenseados para votar.

As urnas abrem às 07:00 locais de sábado  e encerram às 15:00, hora locais.

Estas serão as maiores eleições de sempre, com um número recorde de candidatos (16), de eleitores (859.613) e de estações de voto no país (1.500), a que se somam centros de votação em cinco países.

O processo vai mobilizar milhares de funcionários do Estado, entre equipas do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, da Comissão Nacional de Eleições, da Polícia Nacional de Timor-Leste e de autoridades centrais, regionais e locais.

Juntam-se ainda milhares de fiscais de cada uma das 16 candidaturas que se vão espalhar pelos centros de votação do país, e cujo trabalho será mais significativo durante o processo de voto e posterior escrutínio de resultados.

Para a votação, haverá milhares de pessoas destacadas nos 1.200 centros de votação, que globalmente têm 1.500 estações de voto, um aumento de 25% face às eleições anteriores.

Além dos centros espalhados pelos 452 sucos (divisão administrativa), 65 postos administrativos e 13 municípios, mais a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno, haverá ainda locais de votação na Austrália (três), Coreia do Sul (um), Inglaterra (dois), Irlanda do Norte (um) e Portugal (dois).

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+