Díli - O Conselho de Ministros timorense autorizou hoje (quarta-feira) vários membros do Governo a assinar com a Indonésia um conjunto de acordos, em áreas como educação, agricultura, comércio e transportes, entre outras.
Os acordos e memorandos de entendimento vão ser assinados durante a visita que o Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, efectua este mês à Indonésia -- será a sua primeira visita desde que tomou posse -, em que se fará acompanhar por membros do Governo.
Em comunicado, o executivo explica ter autorizado o ministro da Agricultura e Pescas a assinar um memorando de entendimento sobre cooperação agrícola com o Ministério da Agricultura da República da Indonésia, com o objectivo de "expandir o quadro existente de cooperação bilateral do sector agrícola, incluídas as áreas técnicas e científicas".
O ministro do Turismo, Comércio e Indústria, José Lucas do Carmo da Silva, vai, por seu lado, assinar dois memorandos de entendimento com o Governo da Indonésia, um na área do comércio e o outro sobre "padronização, avaliação de conformidade e metrologia".
Durante a reunião de hoje, o Governo autorizou ainda o ministro dos Transportes e Comunicações, José Agustinho da Silva, a assinar vários memorandos de entendimento com os homólogos indonésios.
Um dos textos abrange o Movimento Transfronteiriço de Autocarros Comerciais e visa, segundo o Governo, "apoiar o comércio transfronteiriço e a cooperação entre os dois países, permitindo promover, desenvolver e reforçar o comércio, o investimento, o turismo e o intercâmbio cultural entre os dois países".
Para isso, detalha o Governo, será estabelecido "um sistema de transportes integrado e eficiente que seja apto a incentivar o crescimento e o desenvolvimento económico em Timor-Leste, embora igualmente com benefício para a Indonésia".
Outro dos memorandos será assinado com a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da República da Indonésia.
"A parceria prevista neste memorando visa apoiar o desenvolvimento da meteorologia, climatologia e geofísica, sector essencial para Timor-Leste, designadamente em áreas como calibração do equipamento meteorológico e sismológico e capacitação de recursos humanos", explica o executivo.
Finalmente, o mesmo governante vai assinar um memorando com o Ministério das Comunicações e Informática da Indonésia para a cooperação no domínio das comunicações e informática.
"A expansão e melhoria do sector das comunicações e informática implica colaboração com outros países para de forma proactiva e assertiva ambos poderem aumentar a sua eficácia de actuação interna e externa e nesse sentido torna-se necessário estabelecer bases de coordenação e cooperação bilateral no campo das comunicações e informática", refere o Governo.
Os detalhes da agenda e da delegação completa da visita de José Ramos-Horta ainda não foram divulgados.