Manila - Mais de 13 mil pessoas tiveram de ser deslocadas devido à passagem da tempestade tropical Agaton pelas Filipinas, afectando especialmente as regiões no centro e no sul do arquipélago.
Segundo o Conselho Nacional de Redução de Risco e Gestão de Desastres (NDRRMC, na sigla original), citado pelo jornal filipino SunStar, mais de 3.700 famílias foram resgatadas para centros de evacuação.
No total, estima-se que a tempestade tenha afectado mais de 130 mil pessoas. A CNN Filipinas dá conta de pelo menos 14 mortos por causa de deslizamento de terras, provocados pelas fortes chuvas da tempestade tropical.
A autoridade atmosférica do país afirmou esta segunda-feira que a tempestade Agaton vai continuar a perder força ao longo do dia, tornando-se mais estável na baía de São Paulo, na região Ocidente no país.
No entanto, os ventos fortes continuam e mantém-se a possibilidade de fazer mais estragos.
A tempestade surge numa altura que há várias deslocações de ilha para ilha, um pouco por todo o arquipélago, devido à Semana Santa, com as fortes chuvas e ventos a dificultarem as viagens de milhares de pessoas.