Genebra - Os casos de covid-19 duplicaram no último mês a nível global, passando de cerca de três milhões semanais para os seis milhões actualmente, alertou hoje o director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Um aumento de casos de infecção significa que pode haver mais hospitalizações e mais mortes nas próximas semanas", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus em conferência de imprensa, em Genebra (Suiça).
O responsável da OMS estimou que a maioria das infecções actuais seja originada nos diversos países pela linhagem BA.5 da variante Ómicron, que é, até agora, "a mais contagiosa conhecida" desde o início da pandemia, em 2020.
De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, o coronavírus que provoca a covid-19 "vai continuar a evoluir", o que obriga os países a não relaxarem nas medidas de resposta à pandemia.
"Alguns países já desmantelaram partes do seu plano de resposta e estão a correr grandes riscos", alertou o director-geral da OMS, para quem é expectável que se verifiquem novas ondas de infecções, sendo necessário evitar que resultem no aumento de internamentos e óbitos.