Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Suécia anuncia apoio recorde acima de mil milhões de euros a Kiev

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 19h33
Notas de Euro
Notas de Euro
Divulgação

Estocolmo - O Governo sueco anunciou hoje um valor recorde de 1,18 mil milhões de euros (1 euro equivale a 997 kz) adicionais em ajuda militar à Ucrânia, e alertou que a Europa deve preparar-se para aumentar o apoio a Kiev, noticia o site Notícias ao Minuto.

"Este é um forte sinal para a Ucrânia e para o povo ucraniano de que a Suécia está pronta para apoiar a Ucrânia a longo prazo", sustentou o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, em conferência de imprensa.

A transferência deste valor inédito que Estocolmo destinou à Ucrânia desde o início da invasão russa, em Fevereiro de 2022, deve também ser lido como "um sinal para os outros aliados", segundo o governante sueco, que defendeu "uma maior responsabilidade da Europa no apoio a Kiev".

Com um montante total de 13,5 mil milhões de coroas suecas (1,18 mil milhões de euros), a maior parte deste programa de ajuda, 5,9 mil milhões de coroas (514 milhões de euros) será destinada à aquisição de equipamento à indústria da Suécia e estrangeira, que será posteriormente enviado para a Ucrânia.

Mil milhões de coroas (87 milhões de euros) estão alocados à produção ucraniana de mísseis de longo alcance e 'drones', de acordo com o Governo sueco.

A ajuda inclui também donativos no valor de 3,3 mil milhões de coroas (287 milhões de euros) das Forças Armadas suecas, incluindo 16 navios de ataque da classe CB90, duplicando o número de embarcações deste tipo doados à Ucrânia.

O apoio militar do país escandinavo à Ucrânia totalizou 61,9 mil milhões de coroas (5,4 mil milhões de euros) desde 2022, segundo o executivo da Suécia, que aderiu à NATO em Março de 2024.

Estocolmo já doou o sistema de artilharia Archer, 50 veículos de combate CV90, bem como uma dúzia de tanques Leopard 2 e vários sistemas de mísseis antiaéreos.

Com falta de homens e armas, as forças ucranianas estão na defensiva e a recuar nas frentes leste e nordeste do país há mais de um ano, apesar das perdas infligidas à Rússia e da ocupação de várias centenas de quilómetros na região fronteiriça russa de Kursk.

A situação frágil da Ucrânia no campo de batalha e a chegada ao poder de Donald Trump nos Estados Unidos reacenderam as especulações sobre negociações de paz e a manutenção da ajuda militar norte-americana, essencial para Kiev. MOY/AM

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Girabola: Petro procura consolidação da liderança

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 17h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+