Rio de Janeiro - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, vai manter um "diálogo pragmático" com o Presidente chinês, Xi Jinping, à margem da cimeira do G20 no Brasil, no primeiro encontro entre líderes dos dois países desde 2018.
A reunião com Xi é um dos encontros que o líder trabalhista tem previsto na cimeira do Rio de Janeiro, na qual se espera também que sejam abordadas questões de interesse comum, como os actuais conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, segundo a Lusa.
O governo londrino confirmou em comunicado que Starmer se comprometeu a manter "conversações pragmáticas" com o líder chinês "no interesse nacional do Reino Unido" durante a cimeira.
"Tenciono ter uma reunião bilateral com o Presidente Xi no G20. Penso que isso é importante", afirmou Starmer na mesma nota.
O político britânico recordou que ambos os países são "actores globais, potências globais e membros permanentes do Conselho de Segurança (da ONU) e do G20.
“A economia da China é obviamente a segunda maior do mundo. É um dos nossos maiores parceiros comerciais e é por isso que irei conduzir negociações sérias e pragmáticas com o Presidente quando nos encontrarmos”, afirmou.
Nos últimos anos, as relações entre o Reino Unido e a China deterioraram-se.
Dada a dimensão da economia (chinesa), é muito importante que tenhamos uma relação pragmática e séria com a China e é isso que estou a tentar fazer", afirmou Starmer.
O comunicado de Downing Street, residência e gabinete oficial do primeiro-ministro, referiu ainda que esta é a primeira viagem de um chefe do Executivo britânico ao Brasil em doze anos. GAR