Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sobem para oito mortos no desabamento de telhado no Peru

     Mundo              
  • Luanda • Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 09h55
Bandeira do Peru
Bandeira do Peru
Divulgação

Lima - Pelo menos oito pessoas morreram na sequência do desabamento do telhado de uma praça de alimentação num centro comercial no noroeste do Peru, de acordo com um novo balanço das autoridades.

O pesado telhado de ferro do centro comercial Real Plaza em Trujillo, cidade na região de La Libertad, caiu na noite de sexta-feira sobre dezenas de pessoas que estavam no local, segundo a AFP.

Um balanço anterior dava conta de seis mortos e de pelo menos 78 feridos.

"É de salientar que, até à tarde de sábado, 22 de Fevereiro, mais de 80 pessoas ficaram feridas e oito morreram, incluindo três menores", declarou, nesse mesmo dia, o Ministério do Interior em comunicado.

Dos feridos, cerca de trinta receberam alta hospitalar, ainda de acordo com as autoridades.

Três crianças estão em "estado delicado", referiu o presidente do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén.

Ainda não é conhecida a razão do desabamento, mas os responsáveis do centro comercial asseguraram que foram cumpridos todos os protocolos de manutenção e controlo.

A directora de operações do Real Plaza, Garlet Rodríguez, disse aos jornalistas locais que o edifício passou por uma inspecção em Setembro do ano passado e que "não houve observações estruturais de qualquer tipo".

Garantiu ainda que a empresa vai colaborar para esclarecer o sucedido.

Neste sentido, o Ministério Público reafirmou o compromisso de "investigar de forma rigorosa, objectiva e rápida para esclarecer o que aconteceu, identificar os responsáveis e puni-los atempadamente".

A presidente peruana, Dina Boluarte, afirmou que o que aconteceu deve ser investigado com rigor para punir severamente os responsáveis.

Acrescentando ainda que os interesses económicos do investimento privado não devem sobrepor-se ao direito à vida.

O Real Plaza de Trujillo é o maior centro comercial do Peru fora de Lima, com 220 mil metros quadrados, e foi encerrado em 2023 devido a deficiências nas infra-estruturas, sendo reaberto alguns dias depois. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Kilamba Kiaxi intensifica reordenamento urbano

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h11

Comissária cessante da UA homenageada em Nairobi

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h09

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+