Moscovo – A gigante energética russa Gazprom (GAZP.MM) disse nesta quarta-feira que as exportações de gás via Ucrânia para a Europa foram interrompidas a partir das 08:00, horário de Moscovo (05:00 GMT), pois o acordo de trânsito expirou.
De acordo com a Reuters, o fecho da rota de gás mais antiga da Rússia para a Europa põe fim a uma década de relações tensas, desencadeadas pela tomada da Crimeia pela Rússia em 2014.
A Rússia ainda exporta gás pelo gasoduto TurkStream no leito do Mar Negro.
A União Europeia redobrou os seus esforços para reduzir a sua dependência da energia russa após a eclosão do conflito militar na Ucrânia em 2022, buscando fontes alternativas.
O acordo de trânsito de gás de cinco anos entre a Rússia e a Ucrânia expirou na madrugada de 1º de Janeiro de 2025, enquanto Kieve disse repetidamente que não estenderia o acordo em meio à guerra.
“Devido à recusa repetida e claramente expressa do lado ucraniano em renovar esses acordos, a Gazprom foi privada da capacidade técnica e legal de fornecer gás para trânsito pelo território da Ucrânia a partir de 1º de janeiro de 2025”, disse a Gazprom em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram. ADR