Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rússia expressa condolências a famílias de russos que seguiam em avião

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 12h39
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Divulgação

Moscovo - O Kremlin (presidência) expressou, esta quinta-feira, as suas condolências às famílias dos cidadãos russos que seguiam no avião da American Airlines.

O avião caiu no aeroporto quando colidiu com um helicóptero militar em Washington DC. 

O porta voz da presidência russa, Dmitry Peskov, avançou ainda que outros cidadãos russos também estavam na aeronave, segundo a agência estatal TASS. 

Recorde-se que a imprensa estatal russa já tinha confirmado que os treinadores russos de patinagem artística e antigos campeões mundiais Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam a bordo do avião que se despenhou no rio Potomac após a colisão. 

Questionado sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, tencionava apresentar as suas condolências ao presidente norte-americano, Donald Trump, através de um telefonema, o porta-voz da presidência russa, Peskov, afirmou que, para já, não existem planos para contactos de alto nível.

Evgenia Shishkova e Vadim Naumo estavam no avião que se despenhou após colidir com um helicóptero.

O filho do casal, o também patinador Maxim Naumov, também estava na aeronave.

As agências russas dizem que o filho do casal, o norte-americano Maxim Naumov que compete pela equipa nacional americana em patinagem individual masculina, também estava a bordo do avião com os pais.

Maxim Naumov tinha estado a competir nos campeonatos de patinagem artística dos EUA em Wichita, Kansas, entre 20 e 26 de Janeiro.

A Federação de Patinagem Artística dos Estados Unidos já confirmou que um grupo de patinadores artísticos, os seus treinadores e familiares viajavam no avião da American Airlines, acrescentando que o grupo estava a regressar de um evento em Wichita, no Kansas.

O avião que transportava 60 passageiros e quatro tripulantes colidiu na noite de quarta-feira, madrugada de quinta-feira em Lisboa, com um helicóptero do exército durante a aterragem no aeroporto Ronald Reagan, perto de Washington, dando início a uma grande operação de busca e salvamento no Rio Potomac, onde caíram as aeronaves.

Três soldados estavam a bordo do helicóptero, disse um oficial do Exército.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) declarou que o acidente ocorreu por volta das 21h00 de quarta-feira, no horário local (3h00 de hoje em Angola).

Um grupo de patinadores artísticos, os seus treinadores e familiares viajavam no avião da American Airlines, de acordo com a Federação de Patinagem Artística dos Estados Unidos (U.S. Figure Skating), acrescentando que o grupo estava a regressar de um evento em Wichita, no Kansas.

Não são conhecidas ainda as causas da colisão, mas todas as descolagens e aterragens do aeroporto foram interrompidas enquanto as equipas de mergulho inspeccionam o local e os helicópteros das agências de segurança e resgate sobrevoavam o local em busca de corpos.

O acidente ocorreu num dos espaços aéreos mais controlados e monitorizados do mundo, a pouco mais de cinco quilómetros a sul da Casa Branca e do Congresso norte-americano.

"Deus os abençoe", disse, inicialmente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, num comunicado, dizendo que tinha sido "totalmente informado do terrível acidente".

Mais tarde, na sua rede social Truth Social, o presidente disse que a colisão "devia ter sido evitada". GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Lunda-Sul prepara venda de casas da Centralidade Migi Itengo

 Sábado, 08 Fevereiro de 2025 | 13h53

Governador quer maior comprometimento dos administradores

 Sábado, 08 Fevereiro de 2025 | 13h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+