Moscovo - A Rússia e o Uzbequistão assinaram hoje um programa de parceria estratégica militar para 2026-2030 e um plano de cooperação entre os ministérios da Defesa para este ano, noticiaram as agências locais.
Os documentos foram assinados durante uma visita oficial do ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, à república da Ásia Central.
"A Rússia e o Uzbequistão são parceiros estratégicos e amigos desde há muito tempo", afirmou Belousov, segundo a agência espanhola EFE.
O ministro russo referiu que a parceria estratégica com o Uzbequistão "é especialmente importante" dada a situação internacional.
A cooperação entre Moscovo e Tachkent "tem uma influência significativa na garantia da segurança na região da Ásia Central", defendeu Belousov.
O homólogo uzbeque, Shukhrat Khalmukhamedov, afirmou que o Uzbequistão "valoriza muito a cooperação com a Rússia no domínio militar".
A Rússia assinou, nos últimos meses, vários acordos de parceria estratégica com países como o Irão e a Coreia do Norte, com conotações militares.
O Uzbequistão, o país mais populoso da Ásia Central, com 36 milhões de habitantes, faz fronteira com o Afeganistão e tem concentrado esforços em evitar que os seus cidadãos se juntem a grupos jihadistas.
Também tem fronteiras com o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão, o Turquemenistão, que, tal com o Uzbequistão, fizeram parte da União Soviética até 1991, quando o bloco liderado pela Rússia se desintegrou.
A Rússia mantém ligações e influência em relação a antigas repúblicas soviéticas através de laços bilaterais e de organizações regionais, como a Organização do Tratado de Segurança Colectiva (CSTO, na sigla em inglês).
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou na semana passada que a Rússia tem como prioridade para 2025 negociar uma nova arquitectura de segurança no continente euro-asiático com os Estados Unidos.CS