Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rússia diz que frustrou acto de sabotagem no sul da Ucrânia

     Mundo              
  • Luanda • Sexta, 22 Março de 2024 | 10h04
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Rússia: Vista parcial do edifício do Kremilim em Moscovo
Divulgação

Moscovo - Serviços de Segurança Russos (FSB) afirmaram hoje ter frustrado um ataque planeado pelos serviços especiais ucranianos na região de Zaporíjia, sul da Ucrânia, parcialmente controlada pela Rússia.

"Um atentado planeado em Berdiansk, na região de Zaporijia, pelos serviços especiais ucranianos com a ajuda de um cidadão russo que tinha sido recrutado por Ucrânia (...) foi frustrado", declarou o FSB em comunicado, citado pela Reuters.

Em Zaporíjia está instalada a maior central nuclear da Europa, um complexo sob controlo das forças da Rússia. 

De acordo com o mesmo documento, o cidadão russo, nascido em 1974, estava supostamente implicado no assassinato de um oficial do Exército russo numa explosão em Outubro de 2023.

O FSB acusa ainda o homem de ter fornecido dados sobre as posições das forças russas "ao inimigo", Ucrânia.

"Abriu fogo durante uma tentativa de detenção e foi morto por fogo de retaliação", refere o FSB, acrescentando que uma pistola e munições foram apreendidas no local.

Um engenho explosivo de fabrico caseiro foi posteriormente descoberto durante uma busca à casa onde se encontrava, acrescenta o comunicado.

Não foram fornecidos mais detalhes sobre o alegado acto de sabotagem que os factos não foram comprovados por entidades independentes ou jornalistas. 

Juntamente com Kherson, Donetsk e Lugansk, a região de Zaporíjia é um dos quatro territórios ucranianos em que a Rússia mantém presença militar, embora o Exército não tenha controlo total sobre os territórios. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

China acusa Austrália de "exagerar" sobre manobras militares

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 10h14

Sobem para oito mortos no desabamento de telhado no Peru

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 09h55

Reino Unido expressa apoio à RDC face ao conflito armado

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 09h44

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+