Moscovo - A distribuidora de gás na Finlândia anunciou, esta sexta-feira, que a Rússia vai interromper o fornecimento de gás ao país na manhã de sábado, noticiou o site Notícias ao Minuto.
"Fomos cuidadosos em prevenirmo-nos para esta situação e informamos que não haverá interrupção no fornecimento de gás para os nossos clientes", escreveram em comunicado os responsáveis da Gasum, acrescentando que conseguirão fornecer gás natural "nos próximos meses".
De acordo com a nota, continuará a ser fornecido gás através do gasoduto Balticconnector, que fica na Letónia.
Recorde-se que ainda hoje o ministro da Defesa russa disse, citado pela agência TASS, que o Kremlin estava a preparar "contramedidas" à Finlândia - e também à Suécia -, na sequência do seu pedido de adesão à Otan.
A invasão russa, a 24 de Fevereiro, justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.
A ONU indicou que mais 3.800 civis morreram e mais de 4.200 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.