Washington - Os restos mortais do ex-presidente, que se encontram em repouso no Centro Presidencial Carter desde sábado, deixam Atlanta, na Georgia, acompanhados pelos filhos e família alargada.
O 39.º presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, irá regressar a Washington D.C. esta terça-feira, onde vai decorrer as cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado, ao longo de três dias.
O funeral acontece na quinta-feira, dia 9 de Janeiro, data que foi também declarada pelo ainda presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como dia de luto nacional.
Os restos mortais do ex-presidente, que se encontram em repouso no Centro Presidencial Carter desde sábado, deixam Atlanta, na Georgia, acompanhados pelos filhos e família alargada, de acordo com a Associated Press.
O mesmo meio adiantou que a Missão Aérea Especial 39 partirá da Base Aérea de Reserva de Dobbins, a norte de Atlanta, e vai chegar à Base Conjunta de Andrews, em Maryland, com um cortejo em direcção a Washington e ao Capitólio, onde os membros do Congresso irão prestar as suas homenagens.
Depois, na noite de terça-feira e ao longo do dia de quarta-feira, o velório estará aberto ao público.
Seguir-se-á o funeral estatal, na quinta-feira, na Catedral Nacional de Washington.
O antigo presidente e Nobel da Paz (2002) morreu aos 100 anos. Eleito para a Casa Branca em 1976, vencendo o então presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial e num país ainda marcado pelo escândalo ‘Watergate’ que forçou o presidente Richard Nixon a demitir-se, Jimmy Carter assumiu o cargo de 39.º presidente dos Estados Unidos apenas durante quatro anos.
O político democrata, que votou nas últimas eleições presidenciais norte-americanas, realizadas em 5 de Novembro, tinha sido submetido a tratamentos para tentar travar uma forma agressiva de melanoma, com tumores que se espalharam ao fígado e ao cérebro.
Retirado de toda a vida pública, Jimmy Carter beneficiava de cuidados paliativos na sua casa em Plains, estado da Georgia, desde Fevereiro de 2023.
A sua última aparição pública aconteceu em Novembro de 2023, durante o funeral da mulher, Rosalynn.
Carter, um homem que falava frequentemente da sua fé cristã, era o mais velho ex-presidente norte-americano ainda vivo. AM