Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resenha Internacional da Semana

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 05 Outubro de 2024 | 09h28
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Foto Divulgação

Luanda – Os disparos de 200 mísseis, alguns dos quais supersónicos, contra Israel e a incursão terrestre do exército israelita no sul do Líbano, constituíram os principais temas informativos da ANGOP na semana que hoje, sábado, termina.

Segundo a imprensa iraniana, alguns mísseis atingiram bases militares e áreas controladas por Israel na Cisjordânia.

A imprensa, que cita o Governo israelita que está a fazer o levantamento dos danos, avança que as explosões foram também ouvidas em Jerusalém.

A semana também foi marcada com a incursão terrestre militar de unidades do exército israelitas no sul do Líbano após dias de intensos bombardeamentos, sobretudo aéreos, contra unidades do Hezbollah.

Em resposta aos ataques, o Hezbollah lançou mísseis em direcção a Telavive, alegando ter como alvo instalações do serviço secreto Mossad (responsável pela colecta de informações, operações secretas e contra-terrorismo).

O grupo Houthi, apoiado pelo Irão e sedeado no Iêmen, também afirmou ter disparado foguetes contra o território israelita.

A ANGOP noticiou também que o Conselho de Segurança da ONU garantiu todo o seu apoio ao secretário-geral da organização, António Guterres, acusado pela diplomacia israelita de ”Persona Non Grata”, por este não ter condenado de imediato o ataque iraniano com 200 mísseis contra Israel.

A posição do Conselho de Segurança aconteceu quinta-feira, na qual os cinco membros permanentes da instituição e os dez não permanentes enfatizaram a necessidade de todos os Estados membros manterem uma relação produtiva com o secretário-geral e se absterem de acções que comprometam o seu trabalho.

Alertaram que qualquer decisão que não envolva o secretário-geral ou as Nações Unidas é contraproducente, especialmente num momento de escalada de tensões no Médio Oriente.

Por seu turno, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, também criticou a posição israelita, durante um discurso em Pontevedra, noroeste da Espanha, após receber o prémio anual do Fórum La Toja-Atlantic Link.

"Devemos rejeitar os ataques ao secretário-geral das Nações Unidas. Sim, tudo começou com os ataques terroristas do Hamas, que condenamos, mas esses ataques, como disse o secretário-geral das Nações Unidas, não vêm do nada. Eles são a consequência, ou (...) pelo menos mais um capítulo em uma longa história que começou antes”, lembrou o diplomata.

Apesar desta situação, António Guterres foi apontado com um dos favoritos ao prémio Nobel da Paz de 2024, propostas também atribuídas ao Tribunal Internacional de Justiça e a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos, segundo especialistas entrevistados pela agência Reuters, cujas casas de apostas depositam igualmente as esperanças ao activista russo Alexei Navalny e ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Nos últimos sete dias, a ANGOP noticiou igualmente o Furacão Helena que atingiu a costa norte-americana há uma semana que já provocou a morte de 215 pessoas. Mais da metade dos óbitos ocorreram no estado da Carolina do Norte, onde comunidades inteiras ficaram desalojadas e centenas de pessoas continuam desaparecidas.

A propósito, o Presidente norte-americano, Joe Biden, visitou as zonas afectadas, tendo anunciado na ocasião que mil soldados haviam de se juntar à Guarda Nacional da Carolina do Norte para fornecer mantimentos às comunidades isoladas.

Esta semana foi igualmente destaque o anúncio do novo secretário-geral da NATO, o holandês Mark Rutte, em "fazer com que a Ucrânia ganhe a guerra contra a Rússia".

Rutte reafirmou o compromisso da NATO a integrar a Ucrânia nas suas fileiras."A Ucrânia nunca esteve tão perto da NATO e ela continuará a seguir este caminho até que se torne membro", disse o responsável. DSC/JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+