Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resenha Internacional da Semana

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 05 Outubro de 2024 | 09h28
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Foto Divulgação

Luanda – Os disparos de 200 mísseis, alguns dos quais supersónicos, contra Israel e a incursão terrestre do exército israelita no sul do Líbano, constituíram os principais temas informativos da ANGOP na semana que hoje, sábado, termina.

Segundo a imprensa iraniana, alguns mísseis atingiram bases militares e áreas controladas por Israel na Cisjordânia.

A imprensa, que cita o Governo israelita que está a fazer o levantamento dos danos, avança que as explosões foram também ouvidas em Jerusalém.

A semana também foi marcada com a incursão terrestre militar de unidades do exército israelitas no sul do Líbano após dias de intensos bombardeamentos, sobretudo aéreos, contra unidades do Hezbollah.

Em resposta aos ataques, o Hezbollah lançou mísseis em direcção a Telavive, alegando ter como alvo instalações do serviço secreto Mossad (responsável pela colecta de informações, operações secretas e contra-terrorismo).

O grupo Houthi, apoiado pelo Irão e sedeado no Iêmen, também afirmou ter disparado foguetes contra o território israelita.

A ANGOP noticiou também que o Conselho de Segurança da ONU garantiu todo o seu apoio ao secretário-geral da organização, António Guterres, acusado pela diplomacia israelita de ”Persona Non Grata”, por este não ter condenado de imediato o ataque iraniano com 200 mísseis contra Israel.

A posição do Conselho de Segurança aconteceu quinta-feira, na qual os cinco membros permanentes da instituição e os dez não permanentes enfatizaram a necessidade de todos os Estados membros manterem uma relação produtiva com o secretário-geral e se absterem de acções que comprometam o seu trabalho.

Alertaram que qualquer decisão que não envolva o secretário-geral ou as Nações Unidas é contraproducente, especialmente num momento de escalada de tensões no Médio Oriente.

Por seu turno, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, também criticou a posição israelita, durante um discurso em Pontevedra, noroeste da Espanha, após receber o prémio anual do Fórum La Toja-Atlantic Link.

"Devemos rejeitar os ataques ao secretário-geral das Nações Unidas. Sim, tudo começou com os ataques terroristas do Hamas, que condenamos, mas esses ataques, como disse o secretário-geral das Nações Unidas, não vêm do nada. Eles são a consequência, ou (...) pelo menos mais um capítulo em uma longa história que começou antes”, lembrou o diplomata.

Apesar desta situação, António Guterres foi apontado com um dos favoritos ao prémio Nobel da Paz de 2024, propostas também atribuídas ao Tribunal Internacional de Justiça e a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos, segundo especialistas entrevistados pela agência Reuters, cujas casas de apostas depositam igualmente as esperanças ao activista russo Alexei Navalny e ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Nos últimos sete dias, a ANGOP noticiou igualmente o Furacão Helena que atingiu a costa norte-americana há uma semana que já provocou a morte de 215 pessoas. Mais da metade dos óbitos ocorreram no estado da Carolina do Norte, onde comunidades inteiras ficaram desalojadas e centenas de pessoas continuam desaparecidas.

A propósito, o Presidente norte-americano, Joe Biden, visitou as zonas afectadas, tendo anunciado na ocasião que mil soldados haviam de se juntar à Guarda Nacional da Carolina do Norte para fornecer mantimentos às comunidades isoladas.

Esta semana foi igualmente destaque o anúncio do novo secretário-geral da NATO, o holandês Mark Rutte, em "fazer com que a Ucrânia ganhe a guerra contra a Rússia".

Rutte reafirmou o compromisso da NATO a integrar a Ucrânia nas suas fileiras."A Ucrânia nunca esteve tão perto da NATO e ela continuará a seguir este caminho até que se torne membro", disse o responsável. DSC/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Teatro aborda consequências do lixo nas comunidades

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 16h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+