Resenha Internacional da Semana

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 07 Setembro de 2024 | 12h28
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Foto Divulgação

Luanda – A visita de três dias do Papa Francisco à Jacarta, Indonésia, onde pediu um "reforço do diálogo inter-religioso" para "combater o extremismo e a intolerância", constituiu um dos assuntos de destaque do noticiário internacional da ANGOP, durante a semana que hoje finda.

Durante a  sua estada, o Papa Francisco cumprimentou alguns dos imigrantes e pobres atendidos pela Comunidade de Sant'Egídio no país e iniciou a sua agenda oficial na Nunciatura.

Depois da Indonésia, o Papa viajou  até à capital da Papua Nova Guiné, a segunda etapa da digressão pela região Ásia-Pacífico, que inclui também Timor Leste e  Singapura..

Durante os últimos sete dias foi anunciado que a campanha de Kamala Harris para a presidência dos Estados Unidos arrecadou, em Agosto, 361 milhões de dólares (1 USD equivale Kz 912.00), oriundos de cerca de três milhões de doadores.

A informação foi avançada pela agência Associated Press, informando que, no mesmo período, a equipa do seu rival, o republicano Donald Trump, anunciou 130 milhões de dólares (cerca de 117 milhões de euros) em doações.

Feitas as contas e chegado o fim do mês de Agosto, a campanha da vice-presidente democrata revelou que tem em mãos 404 milhões de dólares (cerca de 364 milhões de euros) em doações, portanto mais 109 milhões de dólares (cerca de 98 milhões de euros) que Trump.

Um outro assunto que mereceu destaque foram as eleições regionais na Turíngia e Saxónia, onde os partidos da coligação de governo alemã saíram fragilizados, tendo a extrema-direita subido de forma inédita desde a Segunda Guerra Mundial  e ganhará pelo menos um destes estados do leste da Alemanha. 

Na Turíngia, a vitória do partido Alternativa para a Alemanha (AfD, extrema-direita) foi contundente em 32,8% dos votos, à frente da União Democrata Cristã (CDU, centro-direita), principal partido de oposição nacional, com 23,6% e na Saxónia o resultado permanece em aberto.

As projecções das emissoras públicas ARD e ZDF para a Saxónia, com a contagem já na fase final, colocam a CDU, que lidera o estado desde a reunificação alemã em 1990, com 31,9% e o AfD em 30,7%.

Também durante a semana que hoje finda, o Reino Unido anunciou que vai fornecer 650 sistemas de mísseis ligeiros multifunção (LMM) à Ucrânia para reforçar as capacidades de defesa aérea daquele país, avançou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado, segundo noticiou a Lusa.

O pacote de defesa aérea, avaliado em 162 milhões de libras (1 Libra equivale Kz 1.209.00), foi anunciado pelo secretário da Defesa britânico, John Healey, numa reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, na base da Força Aérea dos EUA em Ramstein, na Alemanha.

"Este novo compromisso dará um grande impulso às defesas aéreas da Ucrânia e demonstra o empenho do nosso novo governo em redobrar o apoio à Ucrânia", afirma Healey no comunicado.

Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu "mais armas" aos países aliados, que estão reunidos na Alemanha, para expulsar as forças russas do território ucraniano e em particular na região de Donetsk.

"Precisamos de mais armas para repelir as forças russas do nosso país, especialmente na região de Donetsk", no leste da Ucrânia, disse o líder ucraniano durante uma reunião com os representantes dos países que apoiam a Ucrânia, na base aérea norte-americana de Ramstein, no oeste da Alemanha.
 
Ainda sobre a  Ucrânia,  Comissão Europeia aprovou uma ajuda adicional de 40 milhões de euros para ajudar os ucranianos em situação vulnerável a prepararem-se para o inverno, perante os recentes ataques russos contra infra-estruturas de energia.

Num comunicado, o executivo comunitário refere que o principal objectivo do financiamento é "ajudar a Ucrânia a preparar-se para os meses gelados de inverno". 

Constou igualmente dos assuntos de destaques do noticiário internacional da ANGOP, o reconhecimento do Governo do Brasil sobre a "gravidade das acusações" contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, denunciado por várias mulheres por assédio sexual junto da organização não-governamental (ONG) Me too Brasil.

"O caso está a ser tratado com o rigor e a celeridade exigidos em situações de possível violência contra a mulher", de acordo com uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência brasileira.

O Me Too Brasil denunciou uma série de queixas apresentadas contra Silvio Almeida por alegado assédio sexual contra várias mulheres, de acordo com um comunicado enviado ao portal de notícias Metropoles.CS
 





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

+