Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resenha internacional da semana

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 13 Julho de 2024 | 09h12
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Exportaçao de bebidas angolanas pelo mundo

Luanda – O apelo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) às populações em risco para continuarem a ser vacinadas contra a covid-19, que está a provocar mais de mil mortes por semana em todo o mundo, voltou a dominar o noticiário internacional da ANGOP na semana que hoje termina.

Segundo o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apesar do número de mortes, "os dados mostram que a cobertura vacinal diminuiu entre os profissionais de saúde e as pessoas com mais de 60 anos, dois dos grupos de maior risco".

Tedros Adhanom Ghebreyesus recomendou para que as pessoas dos grupos de maior risco recebam uma vacina contra a covid-19 no prazo de 12 meses após a última dose.

Mais de sete milhões de mortes causadas pela doença foram comunicadas à Organização Mundial de Saúde, embora o verdadeiro balanço da pandemia possa ser muito superior.

O vírus que causa a covid-19 foi detectado pela primeira vez em Wuhan, na China, no final de 2019.

Ainda no período em análise, a informação dada pelas forças do Ministério do Interior (Minint) sobre o desmantelamento de um plano terrorista contra Cuba, organizado e financiado pelos Estados Unidos, mereceu também enfoque.

O texto, segundo a Prensa Latina, detalha que como resultado da investigação realizada pelos órgãos especializados do Minint, foi preso o cidadão Ardenys García Álvarez, que entrou ilegalmente e trouxe armas de fogo e munições para Cuba por via marítima, bem como outros residentes envolvidos no território nacional.

A acção insere-se num novo plano de recrutamento para a realização de acções violentas, afirmou a nota do Minint, que recordou que em Dezembro de 2023 o Governo cubano publicou no Diário Oficial da República a lista de pessoas e entidades que patrocinam o terrorismo contra Cuba.

A actuação das forças do Ministério do Interior impediu a implementação dos planos desenhados, dirigidos e financiados, mais uma vez, pelos Estados Unidos e gerou um processo investigativo focado nos factos e nas pessoas envolvidas.

Outro assunto de realce na semana de 7 a 13 deste mês, foi a revelação feita por um piloto russo indignado com o ataque do seu exército ao principal hospital pediátrico de Kiev aos serviços secretos militares ucranianos (GUR) a identidade dos comandantes responsáveis.

Uma fonte do GUR adianta que a informação dada inclui dados confidenciais sobre as identidades de mais de 30 comandantes da 22ª Divisão de Aviação de Bombardeiros Pesados da Rússia.

O piloto enviou os dados através de um canal do Telegram que os serviços secretos militares ucranianos criaram para os russos que desejam cooperar com a Ucrânia.

O piloto, que serve na mesma divisão baseada no aeródromo militar de Engels, terá decidido transmitir os dados por estar indignado com o ataque ao hospital em Kiev.

A informação fornecida é, segundo a fonte do GUR, uma das mais valiosas obtidas pela Ucrânia desde o início da guerra, em Fevereiro de 2022, e inclui uma fotografia de grupo de todos os comandantes e dados pessoais deles e das suas famílias.

Um ataque com mísseis russos destruiu na segunda-feira parte das instalações do hospital pediátrico de Kiev, o maior centro médico para crianças da Ucrânia.

O ataque às instalações onde mais de 600 crianças eram tratadas matou duas pessoas e provocou ondas de choque na sociedade ucraniana e na opinião pública internacional.

Na semana prestes a findar, o Papa Francisco advertiu também para a "cultura da rejeição", manifestando preocupação com a "crise da democracia" no mundo.

“É evidente que no mundo actual a democracia, digamos a verdade, não está de boa saúde, questão que preocupa-nos porque está em jogo o bem da humanidade”, lamentou o pontífice perante um milhar de pessoas reunidas em Trieste, no nordeste de Itália, para o encerramento da Semana Social organizada pela Igreja Católica.

Sem nomear nenhum país, Francisco alertou também contra as "tentações ideológicas e populistas", no mesmo dia em que a França votou na segunda volta das eleições legislativas.

"As ideologias são sedutoras. Há quem as compare ao homem que tocava flauta em Hamelin, obrigam-nos a negarmo-nos a nós próprios", disse.CQ/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+