Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resenha Internacional da semana

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 22 Junho de 2024 | 04h09
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Exportaçao de bebidas angolanas pelo mundo

Luanda – O anúncio da assinatura de um acordo entre a Coreia do Norte e a Rússia que prevê a prestação de assistência mútua em caso de agressão, esteve entre as principais manchetes do noticiário internacional da ANGOP, na semana que hoje, sábado, termina.

O acordo foi assinado no âmbito da visita de dois dias que o Presidente russo, Vladimir Putin,  efectuou a Pyongyang a convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"É realmente um documento inovador", disse o Presidente russo numa conferência de imprensa na capital norte-coreana, acrescentando que o tratado prevê, entre outros aspectos, "assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes do tratado", segundo adiantaram as agências noticiosas russas.

Os dois países são aliados desde a fundação da Coreia do Norte, após a II Guerra Mundial, e aproximaram-se ainda mais desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.

A cimeira aconteceu num momento de grande preocupação no Ocidente com o fornecimento por Pyongyang de munições a Moscovo para a guerra contra a Ucrânia.

Entretanto, os Estados Unidos e aliados disseram que este novo tratado, certamente, alimentará ainda mais a entregas de meios bélicos.

O Departamento de Estado norte-americano, por exemplo, disse que a Coreia do Norte transferiu ilegalmente, nos últimos meses, "dezenas de mísseis balísticos e mais de 11.000 contentores de munições para ajudar o esforço de guerra da Rússia".

Outro assunto de realce no período em análise foi o anúncio do prolongamento das sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte, devido ao programa nuclear.

Sobre o assunto o Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu, em Pyongyang, que as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra a Coreia do Norte devido ao programa nuclear devem ser reexaminadas.

"O regime de restrições indefinidas adoptado pelo Conselho de Segurança (...) contra a República Popular Democrática da Coreia nome oficial da Coreia do Norte, inspirado pelos Estados Unidos e seus aliados, deve ser reexaminado", declarou Putin, citado pela agência francesa AFP.

Fez igualmente eco no noticiário internacional da ANGOP, o anúncio do Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, sobre o país que se encontra em situação de "emergência demográfica", prometendo um plano global para aumentar a taxa de natalidade.

"Declaro oficialmente uma 'emergência demográfica nacional'. Vamos activar um sistema de resposta governamental abrangente até que o desafio da baixa taxa de natalidade seja resolvido", afirmou Yoon durante uma reunião com um comité presidencial em Seongnam, a sul de Seul.

Na semana de 16 a 22 deste mês, foi destacado também o comunicado do Conselho da União Europeia (UE) que prolonga por mais um ano as sanções contra Rússia pela anexação da península da Crimeia, na Ucrânia, e da cidade de Sebastopol.

Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que as sanções contra o Kremlin pela anexação desta região e cidade são prorrogadas até 23 de Junho de 2025.

Foi igualmente destaque no período em análise, a morte de mais de mil peregrinos em Meca, cidade sagrada para os muçulmanos, durante a peregrinação anual.

O clima extremo está a levar vários países a emergências. Nos Estados Unidos, 86 milhões de americanos estão sob alerta para o calor. A capital da Índia, Nova Deli, registou a marca de 38 dias seguidos com o termómetro na casa dos 40º C.

Na Itália, activistas do Greenpeace usaram câmaras térmicas infravermelhas para medir o calor nos pontos turísticos de Roma. No Coliseu, no Vaticano e na estação ferroviária Termini, as temperaturas da superfície ultrapassaram os 50º C.

O alerta da UNESCO, dos cerca de 250 milhões de crianças e jovens que, em todo o mundo, não frequentam a escola ou têm carências educativas básicas com custo anual de 10 biliões de dólares à economia global, mereceu também destaque na semana que hoje finda. AM/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

AN aprova alterações à Lei do Passaporte angolano

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 12h33

Medalha comemorativa dos 50 anos atribuída uma única vez

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 12h20

Angola e Guiné abrem última janela do Afrobasket´2025

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 12h13

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+