Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Relação entre China e Europa "não é subjugada por terceiros"

    Angop logo
     Mundo           
  •  • Terça, 04 Março de 2025 | 15h19

Beijing - A China declarou hoje atribuir "grande importância" à relação com a Europa, destacando que esta "não é subjugada por terceiros", numa referência velada aos Estados Unidos, face às incertezas suscitadas pelo regresso de Donald Trump à Casa Branca, noticiou a Lusa, no site Notícias ao Minuto.

 "A China e a Europa são forças construtivas para a paz", disse o porta-voz da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Lou Qinjian, em conferência de imprensa, antes de pedir a ambas as partes que "não permitam" que os seus laços "sejam afectados por acontecimentos temporários".

Defendendo que a China e a Europa podem ser "parceiros que contribuem para o sucesso um do outro" e que se "complementam em muitas áreas", Lou Qinjian disse que as relações comerciais "não só impulsionam o crescimento económico de ambos, como também proporcionam estabilidade às cadeias de abastecimento industrial a nível mundial".

O porta-voz afirmou que o seu país "está pronto a trabalhar com a Europa" para "enfrentar conjuntamente os desafios globais", "opor-se ao unilateralismo e ao proteccionismo" e "impulsionar os laços bilaterais numa boa direcção".

Na véspera da abertura da sessão anual da APN, o órgão máximo legislativo da China, Lou afirmou que as relações "estáveis e seguras" entre a China e a Europa "servem os interesses fundamentais e a longo prazo de ambas as partes" e satisfazem "as expectativas da comunidade internacional".

Nas últimas semanas, alguns analistas apontaram a possibilidade de maior aproximação entre a China e a Europa, face aos desentendimentos entre continente e os Estados Unidos, após o regresso de Trump à Casa Branca, embora persistam atritos comerciais significativos entre Bruxelas e Beijing, em torno de questões como os veículos eléctricos chineses, sobre os quais a União Europeia (UE) impôs taxas alfandegárias adicionais no ano passado.

Na próxima semana, no encerramento da sessão plenária da APN, deve ser aprovada a primeira lei específica de apoio ao sector privado do país asiático, que visa aumentar a confiança das empresas e incentivar o investimento, com medidas como a proibição de multas excessivas ou a promessa de igualdade de condições face às empresas públicas no acesso ao mercado.

Na segunda-feira, a Câmara de Comércio da União Europeia na China manifestou esperança de que Beijing aplique "plenamente" medidas para optimizar o ambiente empresarial e atrair o investimento estrangeiro durante o evento político.CQ/AM

 

 

 





Fotos em destaque


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+