Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Reino Unido: PM britânico anuncia financiamento de 810 milhões a central nuclear

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 01 Setembro de 2022 | 16h02

Londres - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um financiamento governamental de 700 milhões de libras (810 milhões de euros) para a construção da nova central nuclear Sizewell C.

Os meios de comunicação social britânicos já tinham noticiado que a central tinha recebido luz verde do primeiro-ministro, que permanece no cargo apenas mais alguns dias até à chegada do novo líder do partido Conservador, que será conhecido na segunda-feira.

O projecto, que deverá custar entre 20.000 e 30.000 milhões de libras (23.000 a 35.000 milhões de euros no câmbio actual), foi aprovado em Julho por Londres, apesar de Johnson se ter comprometido antes a não tomar grandes decisões orçamentais antes da chegada do sucessor. 

Sizewell C vai ser uma central de dois reactores EPR de 3.2GW operada pela empresa francesa EDF, sendo o Grupo CGN da China inicialmente um investidor minoritário, embora o governo britânico esteja agora relutante em ver investidores chineses envolvidos num projecto que é considerado estratégico.

A central proposta deverá ser financiada pelo sector privado, com uma participação de 20 por cento do governo do Reino Unido, de acordo com a imprensa.

Naquela que é a última intervenção pública em funções, Johnson criticou a "paralisia" do sector no Reino Unido durante anos, a "miopia" e a "visão a curto prazo" de vários antecessores, mas disse estar confiante que o próximo primeiro-ministro iria continuar a desenvolver a indústria.

"O nuclear parece sempre caro para construir e operar quando se começa, mas olhem para as consequências da guerra de Vladimir Putin: (a energia nuclear) é certamente mais barata, em comparação com os hidrocarbonetos", cujos preços dispararam devido à guerra na Ucrânia, argumentou.

Londres já tinha anunciado em Janeiro que estava a injectar mais 100 milhões de libras no desenvolvimento de Sizewell C e para "atrair mais financiamento de investidores privados".

O projecto é também objecto de uma acção jurídica por parte de críticos que contestam o impacto ambiental, defendendo o uso do dinheiro para isolar termicamente casas e ajudar financeiramente os mais afectados pela subida do preço da energia.

O Reino Unido, que se comprometeu a atingir a neutralidade carbónica até 2050, quer acelerar o desenvolvimento da energia nuclear, que não emite gases com efeito de estufa para a atmosfera, pois muitos dos seus 15 reactores actuais estão a aproximar-se do fim do período de vida previsto. 

O país tem oito novos reactores planeados até 2050, que deverão com garantir 25 por cento das necessidades de electricidade.

A ameaça de corte do fornecimento de gás natural pela Rússia à Europa aumentou o risco de escassez desta fonte de energia durante o inverno, quando é usado para o aquecimento doméstico, levando a uma corrida por alternativas. 

Apesar de depender pouco da Rússia, o Reino Unido está a ser afectado pelo aumento dos preços nos mercados internacionais, tendo o presidente-executivo da petrolífera Shell, Ben van Beurden, sugerido a necessidade de "racionar" o uso de energia. 

Na quarta-feira, a candidata favorita para suceder a Boris Johnson, Liz Truss, rejeitou categoricamente esta hipótese, enquanto o rival, Rishi Sunak, admitiu que é algo que "não pode ser descartado". 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+