Londres - O Reino Unido iniciou conversações com os talibãs para assegurar a "livre passagem" dos seus nacionais e aliados para fora do Afeganistão depois de o movimento extremista islâmico ter assumido o controlo do país.
A Agência de notícias France-Presse (FP) obteve hoje a confirmação do Governo britânico de que Simon Gass, representante especial britânico para a transição no Afeganistão, viajará para Doha para encontrar-se com os líderes talibãs.
Gass "vai encontrar-se com altos representantes talibãs para salientar a importância da livre passagem para fora do Afeganistão para os cidadãos britânicos e afegãos que trabalharam para nós", disse o porta-voz do Governo em comunicado.
Esta é a primeira confirmação pública dos movimentos diplomáticos entre Londres e os talibãs.
Londres juntou-se aos Estados Unidos numa operação gigantesca para retirar mais de 100 mil pessoas do Afeganistão, depois de o exército afegão se ter rendido aos talibãs.
O primeiro-ministro britânico tem sido fortemente criticado depois de milhares de afegãos que ajudaram a OTAN terem ficado para trás no seu país.
Até agora, mais de oito mil afegãos que ajudaram as forças da OTAN conseguiram deixar o Afeganistão, e Londres deu garantias de que podem permanecer no Reino Unido.