Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Recuperada réplica da Constituição de 1988 roubada em ataque a Brasília

     Mundo              
  • Luanda • Sexta, 13 Janeiro de 2023 | 10h13
Bandeira República Federativa do Brasil
Bandeira República Federativa do Brasil
Divulgação

Brasília - A réplica da Constituição Federal do Brasil de 1988 roubada por apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o ataque aos três poderes foi recuperada, anunciou o Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou o STF que foi recuperada "a réplica da Constituição Federal de 1988 que ficava em exposição no Salão Branco da Corte e havia sido levada por vândalos no último domingo", indicou o tribunal em comunicado na quinta-feira.

A mais alta instituição judicial do país lembrou ainda que o exemplar original da Constituição Federal, que integra o acervo do STF, "não foi alvo da acção dos vândalos, seguindo preservado no Museu do Supremo Tribunal".

"Flávio Dino vem entregar a réplica para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, nesta sexta-feira", detalhou o STF.

Apoiantes de Bolsonaro invadiram e vandalizaram no domingo as sedes do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília, obrigando à intervenção policial para repor a ordem e suscitando a condenação da comunidade internacional.

A Polícia Militar conseguiu recuperar o controlo das sedes dos três poderes, numa operação que resultou em cerca de 1.500 detidos.

A Polícia Federal brasileira informou que cerca de 600 pessoas presas acusadas de participarem nos actos, na maioria idosos com mais de 65 anos, mulheres que têm filhos pequenos e pessoas com morbidades graves, foram libertadas para responder em liberdade.

A invasão começou depois de militantes da extrema-direita brasileira que apoiam o anterior presidente,  derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de Outubro passado,  terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, na capital brasileira.

Entretanto, o juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, considerando que tanto o governador como o ex-secretário de Segurança e antigo ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres teriam actuado com negligência e omissão.

Torres é alvo de um pedido de prisão que ainda não foi cumprido por se encontrar em viagem aos Estados Unidos da América.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Von der Leyen anuncia mais 3,5 mil milhões para a Ucrânia

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 12h40

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+