Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rebeldes do Iémen reivindicam ataque a Israel

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quinta, 27 Março de 2025 | 18h52
Bandeira de Israel
Bandeira de Israel
Pedro Parente-ANGOP

Sanaa - Os rebeldes hutis do Iémen reivindicaram nesta quinta-feira ataques contra o aeroporto israelita de Ben Gurion e um navio de guerra norte-americano, após Israel ter anunciado a intercepção de mísseis lançados a partir do país da Península Arábica.

Os hutis visaram "o aeroporto Ben Gurion", situado a 15 quilómetros a sudeste de Telavive, "com um míssil balístico", afirmou o porta-voz militar dos rebeldes iemenitas, Yahya Saree, segundo o site Notícias ao Minuto.

O porta-voz iemenita acrescentou que os rebeldes visaram ainda "navios de guerra hostis no Mar Vermelho, incluindo o porta-aviões norte-americano (Harry S.) Truman", em resposta aos ataques no Iémen, atribuídos aos Estados Unidos.

O exército israelita já havia anunciado ter interceptado dois mísseis disparados a partir do Iémen antes de entrarem em território israelita.

Os rebeldes iemenitas informaram ainda que duas pessoas foram mortas e duas outras ficaram feridas no que afirmaram ser uma série de ataques liderados pelos Estados Unidos (EUA), que visaram os arredores da capital iemenita, Sanaa, durante a noite.

Na madrugada de hoje, o canal televisivo a al-Massirah noticiou também novos ataques em Saada, o bastião dos hutis no norte do país.

Os rebeldes hutis do Iémen anunciaram na quarta-feira novos bombardeamentos que atribuem aos Estados Unidos, tendo como alvo a capital, depois de terem relatado anteriormente quase duas dezenas de ataques contra os seus bastiões no norte do país, no mesmo dia.

Em 15 de Março, os Estados Unidos lançaram ataques intensos contra alvos dos rebeldes iemenitas apoiados pelo Irão, alertando que iriam usar "uma força esmagadora" se os hutis continuassem a ameaçar navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.

Os Estados Unidos alegaram ter eliminado vários altos dirigentes dos hutis nessa série de ataques, tendo os rebeldes registado 53 mortes, incluindo mulheres e crianças.

Contudo não confirmaram os bombardeamentos de quarta-feira, mas um responsável do Pentágono disse à agência France Presse (AFP) que os militares norte-americanos "estão a conduzir ataques, de dia e de noite, contra vários locais dos hutis apoiados pelo Irão no Iémen".

Os hutis afirmam que os seus ataques contra os navios ligados a Israel e ao seu território são movidos pela solidariedade com o grupo extremista palestiniano Hamas, em guerra com as forças israelitas na Faixa de Gaza há mais de um ano. AM

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+