Reabertos principais portos da Austrália depois de ciberataque

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  • Luanda • Segunda, 13 Novembro de 2023 | 07h58
Bandeira da Austrália
Bandeira da Austrália
Divulgação

Sydney - Os principais portos da Austrália, que representam 40% do volume de mercadorias do país, retomaram as operações, anunciou hoje o maior operador portuário australiano, na sequência de um ataque informático na semana passada.

A DP World tinha cortado o acesso à Internet na sequência de um ataque informático na sexta-feira, impedindo os camiões de descarregar ou carregar mercadorias nos portos de Sydney, Melbourne, Brisbane e Fremantle.

"As operações foram retomadas nos portos geridos [pela empresa] na Austrália", afirmou, em comunicado.

Os principais sistemas foram testados com êxito no domingo à noite.

Cerca de 5.000 contentores vão deixar os quatro terminais ao longo do dia, um número próximo do tráfego diário habitual, estimou a companhia.

No entanto, a investigação e os esforços para proteger os sistemas poderão resultar em "algumas perturbações necessárias e temporárias" dos serviços portuários nos próximos dias, afirmou a empresa.

A DP World afirmou que a investigação e os trabalhos de correção vão levar provavelmente "algum tempo".

As companhias de navegação afirmaram que as operações portuárias foram retomadas lentamente ao início da manhã, sendo a prioridade retirar os contentores dos terminais.

O conselheiro da DP World em matéria de ciberataques Alastair MacGibbon disse ao canal de televisão Nine Network ter havido "atividade não autorizada no sistema", durante a qual "alguém malicioso ou não autorizado" roubou dados, sem especificar a natureza dos dados roubados.

Desde o ataque, os camiões não conseguiam descarregar ou carregar mercadorias naqueles quatro portos.
O coordenador de cibersegurança da Austrália, Darren Goldie, disse que a origem do ataque cibernético era desconhecida.

Em Novembro passado, o Medibank, o maior fornecedor de seguros médicos privados da Austrália, anunciou que os dados de 9,7 milhões de clientes atuais e antigos tinham sido pirateados.

Há pouco mais de um ano, mais de nove milhões de clientes da Optus, um dos maiores fornecedores de telecomunicações da Austrália, viram os dados pessoais roubados num ataque informático.

Estes dois incidentes estão entre as maiores violações de dados na história da Austrália.

Na semana passada, a Optus sofreu uma falha de energia durante várias horas e cujas causas ainda não foram explicadas.CS

 



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