Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Qatar diz que o futuro de Gaza é uma "questão palestiniana"

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 15h51
Vista parcial da cidade Doha, Catar
Vista parcial da cidade Doha, Catar
Henri Celso-ANGOP

Doha - O Qatar, que trabalha como mediador entre Israel e o Hamas, afirmou esta terça-feira que o futuro de Gaza é uma questão palestiniana, quando Israel insiste na necessidade de eliminar o Hamas e na desmilitarização total do território palestiniano.

Tudo o que acontecer na Faixa de Gaza, após o conflito, é "uma questão palestiniana", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari, numa conferência de imprensa, cita a Lusa.

"A questão de quem representa oficialmente os palestinianos e que grupos devem estar presentes na esfera política" cabe aos próprios palestinianos, disse Al-Ansari, em resposta a uma pergunta sobre o desejo de Israel de erradicar o movimento islamita palestiniano que governa a Faixa de Gaza.

"Não cabe a nós nem aos outros responder a essa pergunta", insistiu o porta-voz.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, disse hoje que as negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que deverá permitir a libertação de todos os reféns mantidos em Gaza e o fim definitivo da guerra, começariam "esta semana".

"Exigimos uma desmilitarização completa de Gaza. Não aceitaremos a presença contínua do Hamas ou de qualquer outro grupo terrorista em Gaza", enfatizou Saar.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, propôs assumir o controlo do território palestiniano e deslocar os seus 2,4 milhões de habitantes para o Egipto e para a Jordânia, um plano rejeitado pelos países árabes, que se preparam para propor um plano alternativo.

O plano dos Estados Unidos agravou as tensões sobre o frágil cessar-fogo em Gaza estabelecido em 19 de Janeiro, após uma guerra devastadora desencadeada por um ataque do Hamas contra Israel em 07 de Outubro de 2023.

A primeira fase da trégua, que termina em 01 de Março, já resultou na libertação de 19 reféns israelitas e 1.134 palestinianos presos por Israel, de um total planeado de 33 reféns e 1.900 palestinianos.

Irá também permitir a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza, que está cercada por Israel. Mas o Hamas acusa os israelitas de bloquearem o envio para Gaza de edifícios pré-fabricados e de equipamentos de remoção de entulho.

"A ajuda que entra hoje na Faixa de Gaza é insuficiente, mesmo que multipliquemos por dez o que foi acordado. Usar a ajuda humanitária como carta nas negociações é um crime em si mesmo", disse Majed al-Ansari. AM

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Huambo no nacional de ténis 35 anos depois

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 15h39

Administração aperta cerco contra venda desordenada

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 15h32

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+