Moscovo - O Presidente russo, Vladimir Putin, promulgou o Orçamento do Estado para o próximo triénio (2025-27) que prevê gastos em defesa de 13,5 biliões de rublos (quase 127 mil milhões de euros) para 2025, segundo a Lusa.
O decreto que promulga o orçamento trienal do estado russo foi hoje publicado no portal oficial de informações jurídicas.
Este valor representa um aumento de 24,4% do orçamento dedicado à satisfação das necessidades do exército na campanha militar na Ucrânia em relação a 2024.
Os 126.844 milhões de euros ( 1 Euro equivale a 962,265), dedicados à área da Defesa pela Federação russa representam 6,31% do Produto Interno Bruto (PIB) esperado para o próximo ano, quando no corrente ano representam 6,7%.
O montante dedicado à defesa e à segurança nacional representa cerca de 40% da despesa total do orçamento russo e é superior ao orçamento atribuído conjuntamente à educação, saúde, economia e política social.
Os gastos militares serão ligeiramente reduzidos em 2026 e 2027, de acordo com o orçamento aprovado em Novembro passado por ambas as câmaras do parlamento russo.
No entanto, os valores incluídos no orçamento militar deste ano não incluem rubricas classificadas como secretas e que também se destinam a financiar o esforço militar da Rússia. GAR