Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Putin pede ao Ocidente para deixar de dar armas a Kiev

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 03 Maio de 2022 | 16h51
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Pedro Parente-ANGOP

Moscovo - O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que o Ocidente deve deixar de fornecer armas à Ucrânia e que Moscovo continua disponível para dialogar com Kiev.

"O Ocidente poderia ajudar a pôr fim a estas atrocidades exercendo uma influência adequada sobre as autoridades de Kiev, bem como pondo termo ao fornecimento de armas à Ucrânia", disse Putin durante uma conversa telefónica com Macron, segundo o Kremlin (Presidência russa).

Putin afirmou que "apesar da inconsistência de Kiev (...), o lado russo ainda está pronto para o diálogo", anunciou o Kremlin (Presidência Russa) num comunicado, citado pelas agências AFP, AP e EFE.

O Presidente russo também acusou os países da União Europeia (UE) de ignorarem os "crimes de guerra cometidos pelos militares ucranianos, o bombardeamento maciço de cidades e aldeias no Donbass (Ucrânia), em que são mortos civis".

Na conversa telefónica, Putin informou Macron sobre o curso da "operação militar especial da Rússia" para "proteger as repúblicas do Donbass", no leste da Ucrânia.

Putin deu conta da "libertação de Mariupol" e da retirada de "civis detidos por nacionalistas na fábrica de Azovstal, em conformidade com o acordo alcançado" na reunião que manteve com o secretário-geral da ONU, António Guterres, em 26 de abril, disse o Kremlin, citado pela agência oficial TASS.

Segundo o Kremlin, Putin respondeu às preocupações francesas sobre a segurança alimentar mundial dizendo que a "situação nesta área é complicada principalmente devido às sanções ocidentais" contra a Rússia.

As relações entre a França e a Rússia têm sido tensas desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de Fevereiro.

Apesar desta crise, Macron reuniu-se várias vezes com Putin antes e depois da eclosão do conflito para procurar uma solução, sem sucesso.

A Presidência francesa ainda não deu conta do teor da conversa entre os dois chefes de Estado.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 69.º dia, provocou um número ainda por contabilizar de mortos, civis e militares, que a ONU admite ser muito elevado.

A ONU confirmou até agora a morte de mais de 3.000 civis na guerra, que também levou mais de 5,5 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia para outros países.

Vários países decretaram sanções económicas contra a Rússia e têm fornecido armamento à Ucrânia.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+