Moscovo - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou, por telefone na madrugada desta quinta-feira (24), que iniciaria uma operação militar contra a Ucrânia, revelou o gabinete presidencial de Belarus.
"Por volta das 05h00 de hoje, ocorreu uma conversa telefónica entre os presidentes bielorrusso e russo. Durante a ligação, Vladimir Putin informou ao líder bielorrusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donetsk", uma das duas regiões separatistas pró-Rússia da Ucrânia, informou a presidência bielorrussa em comunicado.
O Kremlin não divulgou informações sobre esse contacto.
A Rússia iniciou a operação militar nas primeiras horas desta quinta-feira e fortes explosões foram ouvidas em várias cidades ucranianas, no que Kiev chamou de "invasão em larga escala".
O presidente ucraniano, Alexander Lukashenko, convocou os comandantes do exército para uma reunião, após o início da operação militar da Rússia contra a Ucrânia.
"Lukashenko convocou rapidamente uma reunião com os militares. A reunião acontecerá no Palácio da Independência", informou o canal do Telegram "Pool Pervogo", vinculado à presidência.