Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Putin dá cidadania russa a acusado de crimes de guerra nos Balcãs

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 09 Janeiro de 2024 | 20h10
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Pedro Parente-ANGOP

Moscovo - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu a cidadania russa a dois desportistas, um canadiano e outro norte-americano, e ainda a um indivíduo acusado pela Bósnia e Herzegovina de crimes de guerra nos Balcãs.

"É concedida a cidadania da Federação Russa a (...) Johnson Kevin Blue, nascido a 7 de Setembro de 1979, nos Estados Unidos da América", refere hoje o portal oficial de informação russo.

Em Setembro do ano passado, Johnson disse ao jornal Izvestia que estava a tratar de adquirir a cidadania russa, depois de em abril impor uma derrota ao russo Viacheslav Datsik, no torneio da REN TV Fight Club.

Outro desportista tornado cidadão russo por decreto presidencial foi o jogador de hóquei canadiano Brenden Laipsic, que representa actualmente o clube de São Petersburgo da liga russa.

Também Andrei Kalageorgi - descendente da Imperatriz Catarina II e do Príncipe Grigory Potemkin passa a ser cidadão russo, bem como o ex-oficial do exército jugoslavo na guerra dos Balcãs, Ratko Samac, cuja extradição foi solicitada pela Bósnia e Herzegovina.

Samac, localmente conhecido por Samatsu, chegou à cidade de Kurgan, em 1999, para tratamento médico. As autoridades de Sarajevo acusam-no de crimes de guerra, supostamente cometidos em 1993 na cidade de Kljuc.

Em 2013, a Bósnia e Herzegovina colocou-o numa lista internacional de procurados por suspeita de cometer crimes de guerra e de participar no massacre de civis, de acordo com o diário Nexta.

Samac foi detido em Janeiro de 2016 durante uma operação conjunta da Interpol e do FSB russo e colocado num centro de detenção pré-julgamento, e depois transferido para prisão domiciliária.

Em Abril do mesmo ano, a Procuradoria-Geral da Rússia recusou-se a extraditar Samac para a Bósnia e Herzegovina e libertou-o da prisão.

Outros desportistas norte-americanos naturalizados russos recentemente foram os também pugilistas Roy Jones Jr. e Jeff Monson, que haviam solicitado a cidadania russa. AM/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angolana eleita para o Comité Executivo da ACNOA

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h43

PL quer políticas de redução do custo da cesta básica

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+