Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Putin avisa Ocidente que está disposto a usar armas nucleares

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 26 Setembro de 2024 | 11h53
Vladimir Putin, presidente da Federação Russa
Vladimir Putin, presidente da Federação Russa
Pedro Parente-ANGOP

Moscovo - O Presidente russo, Vladimir Putin, depois de ter dito a um grupo de oficiais sénior que a Rússia vai considerar o uso de armas nucleares caso seja atacado algum estado com armas convencionais, segundo a AFP.

A ameaça foi feita, segundo o The Guardian, esta quarta-feira, num encontro com o Conselho de Segurança da Rússia, onde o líder russo anunciou mudanças à doutrina nuclear do país.

Recorde-se que a doutrina actual prevê que a Rússia use o seu arsenal nuclear "em resposta ao uso de armas nucleares e outros tipos de armas de destruição em massa contra si e/ou seus aliados, bem como em caso de agressão contra a Federação Russa com o uso de armas convencionais quando a própria existência do Estado está em perigo".

Putin afirmou agora que a Rússia consideraria a possibilidade de utilizar armas nucleares se Moscovo recebesse “informações fiáveis” sobre o início de um lançamento maciço de mísseis, aviões ou drones contra a Rússia.

Avisou ainda que uma potência nuclear que apoie o ataque de outro país à Rússia será considerada participante na agressão, emitindo uma ameaça ao Ocidente, numa altura em que os líderes estrangeiros continuam a ponderar se devem autorizar a Ucrânia a utilizar armas de longo alcance.

A 12 de Setembro, Putin tinha advertido que uma autorização dos países ocidentais à Ucrânia para ataques com mísseis de longo alcance contra território russo significaria que "os países da NATO estão em guerra com a Rússia".

"Se esta decisão (de uso de mísseis de longo alcance ocidentais) for tomada, significará nada menos do que o envolvimento directo dos países da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na guerra na Ucrânia", advertiu Putin.

Acrescentou num vídeo publicado na rede social Telegram, segundo Putin, ."isso mudaria a própria natureza do conflito. Significaria que os países da NATO estão em guerra com a Rússia".

A Ucrânia tem vindo a pedir autorização para atacar alvos no interior do território russo com mísseis fornecidos por países como os Estados Unidos e Reino Unido. GAR





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

Chanceler alemão defende soberania da Ucrânia

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 13h03

UE afirma examinar situação na RDC

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 12h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+