Paris - Há, pela primeira vez, um caso suspeito de infecção pelo vírus Monkeypox em França, anunciou a direcção-geral da Saúde francesa, citada pela imprensa francesa.
As autoridades adiantaram apenas que o caso em análise surgiu em Île-de-France, mas não divulgaram qualquer outra informação sobre o paciente.
O caso suspeito é um doente com febre superior a 38ºC, "erupção vesicular", pneumonia ou encefalite sem causa identificada.
O caso surge numa altura em que o número de doentes confirmados está a aumentar a um ritmo incomum. Neste momento, há já 14 casos em Portugal.
O vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, ou ainda contacto próximo com pessoas infectadas ou com materiais contaminados.
Manifestando-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela, a infecção por vírus Monkeypox foi detectada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.