Hanói - Os presidentes do Vietname, To Lam, e de Timor Leste, José Ramos-Horta, confirmaram hoje nesta capital o notável progresso nas relações bilaterais, evidente em intercâmbios e contactos de alto nível, indica a Prensa Latina.
Esta quinta-feira, Lam recebeu o presidente timorense, que chegou na véspera para uma visita de Estado que se prolongará até ao próximo dia 3, a segunda que fez ao Vietname nas últimas três décadas.
Durante as conversações, o chefe de Estado vietnamita ratificou a vontade de continuar a fornecer arroz a Timor-Leste, contribuindo assim para garantir a sua segurança alimentar, e sugeriu também a expansão ou assinatura de um novo memorando de entendimento sobre o comércio deste cereal.
Pediu também ao visitante que o seu país ratifique rapidamente o acordo comercial assinado em 2013, crie condições favoráveis para desenvolver investimentos no seu território e aumente as importações de produtos vietnamitas de alta qualidade, como têxteis, calçado, lacticínios, produtos agrícolas e aquáticos, e alimentos processados. .
Na opinião de To Lam, citado pela agência noticiosa VNA, a visita de Estado de José Ramos-Horta ajudará a impulsionar a cooperação entre os dois países, que estabeleceram relações diplomáticas em 28 de Julho de 2002.
O presidente timorense, por seu lado, sublinhou que Díli considera o Vietname um modelo de desenvolvimento e manifestou o seu interesse em promover ainda mais os bons laços de amizade que existem entre as duas nações.
Aludiu também à necessidade de aumentar a cooperação económica e comercial e expandi-la a áreas potenciais como a agricultura e a aquicultura, e a exploração e processamento de recursos florestais e minerais, entre outros sectores.
Ramos-Horta também expressou a sua esperança de que o Vietname continue a partilhar as suas experiências e a apoiar Timor-Leste no desenvolvimento de recursos humanos, garantindo a segurança alimentar e reduzindo a pobreza.
Ambas as partes concordaram também em explorar o potencial de colaboração noutras áreas igualmente importantes, como a educação, o petróleo e o gás, a construção de infra-estruturas, a educação, o turismo e os transportes.
Num outro momento do diálogo, o presidente vietnamita apreciou a determinação e os esforços feitos por Díli para implementar o “Roteiro” para obter a adesão plena de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), para a qual conta com todo o apoio de Hanói, disse ele.
Ramos-Horta, entretanto, afirmou que o seu país apoia os pedidos do Vietname para fazer parte de mecanismos multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, o Conselho dos Direitos Humanos da ONU e outras organizações internacionais.
No final das conversações, Lam e Ramos-Horta assistiram à assinatura de um acordo bilateral de isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos e oficiais. ADR