Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente sírio defende que Estado deve tomar posse de todas as armas

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 10h38
Mapa da Síria
Mapa da Síria
Divulgação

Damasco - O presidente interino da Síria, Ahmad al-Chareh, disse hoje que as armas utilizadas durante a guerra civil devem ser detidas pelo Estado rejeitando a formação de facções e apelando à unidade.

"A unidade e o monopólio das armas nas mãos do Estado não são um luxo, mas um dever e uma obrigação. A Síria não aceita a divisão, é um todo integrado e a força reside na unidade", declarou na abertura da conferência de diálogo nacional em Damasco, segundo a Lusa.

As declarações de Ahmad al-Chared ocorreram hoje, durante a sessão de abertura da conferência de diálogo nacional, que pretende criar uma comissão para trabalhar na justiça de transição com o objectivo de "restaurar os direitos" dos sírios.

Al-Chared é actualmente o chefe de Estado interino da Síria, após o derrube do regime de Bashar al-Assad, em Dezembro do ano passado.

Há dois meses que estão a trabalhar para processar os autores de crimes contra os sírios e vão trabalhar para formar uma comissão para a justiça de transição que vai restaurar os direitos das pessoas e, se Deus quiser, fazer justiça e levar os criminosos à justiça, disse o Presidente interino.

Entretanto, a União Europeia anunciou a suspensão das sanções contra a Síria que visa os sectores económicos fundamentais, uma decisão saudada pelo chefe interino da diplomacia síria.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, reunidos em Bruxelas na segunda-feira, decidiram formalmente a suspensão, que diz respeito aos sectores bancário, energético e dos transportes.

A União Europeia pretende contribuir para a reconstrução do país devastado pela guerra e estabelecer relações com os seus novos dirigentes, que apelam regularmente ao levantamento das sanções.

Estas medidas foram impostas ao governo de Bashar al-Assad durante a guerra civil que eclodiu em 2011.

No entanto, as medidas podem voltar a ser impostas se os novos dirigentes sírios, oriundos de movimentos islamitas, não respeitarem os direitos humanos ou os valores democráticos, disse em Janeiro a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mais de 50 famílias beneficiam de fomento animal no Cunene

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 20h10

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+