São Salvador - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o seu homólogo salvadorenho, Nayib Bukele, em Abril, informou a Presidência de El Salvador.
O anúncio da visita surge depois de Washington ter deportado para uma prisão salvadorenha, a 16 de Março, 238 venezuelanos, que a Administração norte-americano acusa de pertencerem ao grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua.
"O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o Presidente Nayib Bukele na Casa Branca no próximo mês", disse o assessor de imprensa da presidência salvadorenha numa mensagem enviada aos jornalistas pela rede social WhatsApp.
A data do encontro não foi especificada.
Em Fevereiro, Nayib Bukele ofereceu-se para receber os prisioneiros detidos nos Estados Unidos em El Salvador em troca de um pagamento, uma proposta que foi bem recebida pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Para enviar os 238 venezuelanos de volta de avião, a Administração Trump invocou uma lei com mais de 200 anos, que permite que "estrangeiros inimigos" sejam deportados sem procedimentos legais prévios.
A lei de 1798 só tinha sido usada anteriormente em tempos de guerra, nomeadamente contra cidadãos japoneses e alemães em solo americano durante a Segunda Guerra Mundial.
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, telefonou esta semana ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, para pedir-lhes que garantam os direitos dos migrantes venezuelanos, designadamente para que assegurem a libertação "incondicional" e "imediata" dos 238 venezuelanos deportados pelos Estados Unidos e enviados para uma prisão em El Salvador, de acordo com o chefe da diplomacia venezuelana, Yván Gil. CV