Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente da COP28 quer triplicar capacidade da energia renovável até 2030

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 02 Maio de 2023 | 14h37

Berlim - O presidente da próxima conferência do clima das Nações Unidas (COP28) pediu hoje, terça-feira, que seja triplicada a capacidade mundial de produção de energia renovável até 2030.

"Nós vamos acelerar o desenvolvimento das energias renováveis, que devem triplicar a sua capacidade até 2030 e dobrar novamente até 2040", afirmou Sultan Ahmed al Jaber, durante o Diálogo de Petersberg sobre o clima, na região central da Alemanha.

O apelo de Al Jaber é um novo apoio público à meta anunciada pela Agência Internacional de Energia (AIE). No mês passado, durante um encontro a portas fechadas com líderes do G7 no Japão, também defendeu o objectivo.

Apesar dos pedidos, ele não defendeu a erradicação total do uso de energias fósseis.

O presidente da COP28 afirmou que os esforços devem se concentrar em eliminar as emissões que estas produzem e em incentivar a utilização de renováveis.

"Devemos nos concentrar em eliminar gradualmente as emissões de combustíveis fósseis e em desenvolver gradualmente alternativas acessíveis que não produzam emissões de carbono", afirmou Al Jaber em um discurso durante a conferência sobre o clima de Novembro do ano passado.

No início de 2023, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU alertou que as temperaturas mundiais poderiam aumentar mais de 1,5ºC na comparação com a era pré-industrial em quase 10 anos, superando assim o limite imposto pelo Acordo de Paris.

O presidente da COP28 também fez um apelo para que os países desenvolvidos cumpram o compromisso de doar 100 bilhões de dólares por ano aos países emergentes para lutar contra a mudança climática.

A promessa das nações desenvolvidas foi anunciada em 2009 e deve ser alcançada com três anos de atraso em relação à meta inicial de 2020.

"Isto está atrasando os avanços. Como parte de minhas acções de conscientização, peço aos países doadores que avaliem até que ponto este compromisso foi cumprido antes da COP28", disse Al Jaber.

A chefe da diplomacia da Alemanha, Annalena Baerbock, se declarou optimista durante a conferência. "A boa notícia é que estamos perto de alcançar o valor de 100 bilhões de dólares este ano", afirmou a ministra, do Partido Verde. JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+