Tiblissi - O presidente da região separatista georgiana da Abecásia, Aslan Bzhania, apresentou a demissão, algo que tinha sido exigido por opositores que há dias protestavam contra um acordo de investimento com a Rússia.
"A fim de manter a estabilidade e a ordem constitucional no país (...) renuncio ao cargo", escreveu Bzhania, numa carta dirigida ao líder do Parlamento da Abecásia e divulgada pelo gabinete de imprensa da presidência, segundo a Lusa.
A demissão resulta de um acordo alcançado na última madrugada entre o governo e a oposição, que inclui a saída dos manifestantes que tinham ocupado vários edifícios governamentais.
Os manifestantes já abandonaram a praça em frente à administração presidencial da Abecásia, avançou a agência de notícias estatal russa Ria Novosti.
O vice-presidente da Abecásia, Badra Gunba, servirá como presidente interino antes das próximas eleições, que vão ser antecipadas, disse o líder do parlamento local, citado pela agência de notícias estatal russa Tass.
Na segunda-feira, os opositores da Abecásia tinham ocupado um edifício governamental que alberga cinco ministérios, depois de já na sexta-feira terem tomado os principais edifícios governamentais da república separatista.
O edifício ocupado alberga os Ministérios das Finanças, da Economia, da Cultura, da Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, cujos funcionários foram impedidos de entrar nos gabinetes.
Os incidentes ocorreram depois do parlamento ter recusado, como exigido pela oposição, retirar a ratificação do acordo assinado com a Rússia em 30 de Outubro da ordem do dia. DSC/AM