Beijing - O Presidente chinês, Xi Jiping, expressou hoje o apoio do país à integração regional da América Latina e do Caribe, no âmbito da VII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CELAC, realizada em Buenos Aires, Argentina.
“A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que considera um parceiro importante para consolidar a unidade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul-Sul", afirmou Xi Jinping, numa mensagem gravada dirigida aos países membros.
O líder chinês observou que a China popular trabalhou activamente com a região para promover uma "nova era" nas relações entre os dois lados, caracterizada por "igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e bem-estar dos povos".
"Um número crescente de países da América Latina e Caribe (ALC) estabeleceu ou restabeleceu relações diplomáticas com a China e está a trabalhar em conjunto com a China na construção da comunidade China - ALC com um futuro partilhado", afirmou Xi Jinping.
O Presidente chinês também saudou a "construção conjunta" da iniciativa “uma faixa, uma rota”, o projecto internacional de infra-estruturas lançado por Beijing, e a participação da região na Iniciativa de Desenvolvimento Global e na Iniciativa para a Segurança Global, ambos promovidos por China.
Os países latino-americanos e caribenhos "são uma parte importante do mundo em desenvolvimento" e são "participantes activos na governação dos assuntos globais", algo necessário num mundo que entrou num "novo período de turbulências e transformações", apontou Xi.
"Estamos dispostos a manter a solidariedade com os países da região e a avançar juntos, valorizando os valores comuns da humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, e promover o desenvolvimento dos mercados mundiais", concluiu.