Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Prémio Rafto dos Direitos Humanos atribuído a Nodjigoto Charbonnel

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 22 Setembro de 2022 | 12h51

O Prêmio Rafto dos Direitos Humanos foi atribuído hoje quinta-feira ao chadiano Nodjigoto Charbonnel e à sua Associação Juventude para a Paz e Não-Violência (AJPNV) pela "corajosa luta pela abolição da tortura" no Chade e noutros locais, noticiou a Lusa.

Num país que conheceu numerosos conflitos armados no seu território desde a sua independência da França em 1960, a AJPNV, fundada em 2000, fornece apoio médico, psicológico e jurídico gratuito às vítimas de tortura e violência sexual.

Em 2021, o centro tratou 575 sobreviventes de tortura, de acordo com a fundação.

O seu empenho na causa levou-o a ser preso três vezes e ele e a sua família "foram molestados por agentes do Estado", de acordo com a fundação, que refere que "no Chade, a tortura é institucionalizada e utilizada como um meio político normalizado, e a rebelião é uma das poucas vias para a mobilidade social".

Desde que Mahamat Idriss Déby Itno, autoproclamado chefe de Estado após a morte do seu pai, em abril de 2021, tomou o poder, "o trabalho das associações de direitos humanos, como a AJPNV, tornou-se ainda mais arriscado. A situação dos direitos humanos deteriorou-se", disse a fundação norueguesa.

Este último "exorta o Estado chadiano a respeitar o Estado constitucional, a ratificar o protocolo contra a tortura, a levar à justiça os responsáveis por actos de tortura (...) e a assumir a responsabilidade de apoiar os sobreviventes da tortura".

O Prémio Rafto, no valor de 20.000 dólares (o mesmo montante de euros), deverá ser formalmente atribuído em 13 de Novembro em Bergen, no oeste da Noruega.

Com o nome do historiador norueguês e activista dos direitos humanos Thorolf Rafto, o prémio tem quatro anteriores vencedores -- Aung San Suu Kyi (Myanmar), José Ramos-Horta (Timor-Leste), Kim Dae-Jung (Coreia do Sul) e Shirin Ebadi (Irão) - que ganharam o Prémio Nobel da Paz, também atribuído na Noruega.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Governo e parceiros reflectem sobre desafios do turismo

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h18

Ataque com faca em França provoca um morto e vários feridos

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h00

Bispo reitera apelo ao contínuo resgate de valores morais

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+