Brasília - O Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse hoje que a Venezuela tem "um Governo com viés autoritário" ao ser questionado sobre a situação política no país vizinho, durante uma entrevista à Rádio Gaúcha.
"Eu acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável. Não acho que é uma ditadura, é diferente de uma ditadura. É um Governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas ditaduras nesse mundo", afirmou Luiz Inácio Lula da Silva, citado pelo site Notícias ao Minuto.
Lula da Silva, um antigo aliado de Maduro, já havia declarado que não reconhece o resultado das eleições enquanto os dados das urnas de votação não forem integralmente divulgados pelas autoridades eleitorais do país vizinho.
Na entrevista, Lula da Silva reiterou que, para reconhecer um resultado eleitoral, é necessário "saber se são verdadeiros os números" apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que atribuiu a vitória a Maduro, e os dados da oposição, que denuncia a fraude e reivindica a vitória.
Lula da Silva considerou que o actual conflito na Venezuela não conduzirá a uma "guerra civil" e disse acreditar que o problema precisa ser resolvido internamente pelos venezuelanos. JM