Lisboa - A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, considerou esta sexta-feira que a anunciada mobilização de 300 mil reservistas russos para a guerra não vai impedir a vitória do seu país.
Em declarações aos jornalistas em Braga, à margem de uma iniciativa de solidariedade com a cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, Inna Ohnivets acrescentou que a Ucrânia conseguirá a vitória graças ao "armamento moderno fornecido pelos países ocidentais".
"Na minha opinião, isso [mobilização de reservistas] não vai influir nos resultados da guerra. Na guerra moderna, é muito importante ter o armamento moderno e sofisticado e com este armamento é possível destruir o exército do inimigo", referiu.
A embaixadora admitiu que a Rússia tem mais soldados do que a Ucrânia e um armamento maior, mas reiterou que isso não vai impedir o seu país de ganhar a guerra.
"Na realidade, temos resultados positivos no campo de batalha, porque temos o armamento moderno fornecido pelos países ocidentais e isso vai assegurar para a Ucrânia a vitória", sublinhou Inna Ohnivets.
Na quarta-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a mobilização de 300 mil reservistas para a guerra na Ucrânia, a realização de referendos para a anexação de territórios ucranianos e prometeu recorrer a "todos os meios ao seu dispor" para proteger o país.