Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Polícia francesa poderá localizar suspeitos por dispositivos electrónicos

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 19 Julho de 2023 | 09h59
Bandeira da França
Bandeira da França
Divulgação

Paris - A França aprovou hoje um projecto de lei de reforma da justiça com uma disposição que permite aos agentes de autoridade acederem remotamente a câmaras, microfones e serviços de localização de telemóveis de suspeitos e outros dispositivos ligados à Internet, anunciou o Site Notícias ao Minuto.

A medida determina que o procedimento pode ser executado "sem o conhecimento ou consentimento do titular ou detentor", mas está limitada a suspeitos de crimes de terrorismo, crime organizado e outras actividades ilegais puníveis com cinco ou mais anos de prisão.

A autorização de espionagem estava num projecto de reforma mais amplo que visava "modernizar" os procedimentos penais e, na terça-feira, a Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês, aprovou dois projectos de lei que pretendem fortalecer o sistema judicial do país.

O Senado francês, controlado pela direita, aprovou os dois projectos em Maio.

"O objectivo desta lei é claro: uma justiça mais rápida, clara e moderna", defendeu o ministro da Justiça francês, Eric Dupond-Moretti, quando, na primavera, apresentou a legislação de reforma.

O pacote inclui um aumento orçamental que aumenta os gastos com o sistema judicial em quase 11 mil milhões de euros até 2027. Mas, antes de entrarem em vigor, os projectos de lei vão a uma comissão especial para resolver quaisquer diferenças entre as duas câmaras do Parlamento.

A medida dividiu os legisladores franceses politicamente à direita e os da esquerda. CNB/CS



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47


Notícias de Interesse

Angola empata com República Checa

 Sexta, 22 Novembro de 2024 | 21h13

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+