Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Polícia da Coreia do Sul impedida de aceder ao gabinete do chefe de Estado

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 11 Dezembro de 2024 | 09h40
Bandeira da Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
Divulgação

Seul - Polícia da Coreia do Sul disse hoje ter sido impedida pelos guardas de segurança do complexo presidencial de fazer buscas no edifício onde se encontra o gabinete do chefe de Estado, Yoon Suk Yeol, implicado na tentativa de instauração da lei marcial.

"As buscas no complexo presidencial já começaram e conseguimos aceder ao gabinete de serviço civil. No entanto, não entramos no edifício principal devido às restrições de acesso impostas pelos agentes de segurança presidencial", disse um porta-voz da polícia à Agência France Presse.

Segundo os investigadores, Yoon não se encontrava no gabinete durante a operação.

Por outro lado, o Gabinete de Investigação da Corrupção de Altos Funcionários (CIO) afirmou hoje que irá pedir a detenção de Yoon se estiverem reunidas as condições necessárias.

Estão a proceder a uma investigação exaustiva e vão analisar a questão da detenção, declarou o presidente do CIO, Oh Dong-woon, durante uma reunião de uma comissão parlamentar.

Na segunda-feira, a CIO proibiu Yoon de sair do país enquanto está a ser investigado por traição e outras acusações.

A polícia e o Ministério Público sul-coreanos estão a investigar Yoon por suspeita de traição, motim e abuso de poder, acusações que também pesam sobre vários altos funcionários governamentais e militares envolvidos na medida.

Aparentemente foi motivada "apenas pela sobrevivência política do Presidente e pela protecção da primeira-dama, acusada de corrupção".

Na sequência do fracasso da moção parlamentar de destituição do Chefe de Estado, no sábado passado, o Partido do Poder Popular (PPP), de orientação conservadora, indicou que tenciona que Yoon abandone o cargo de Presidente "de forma rápida e ordenada".

 E entretanto, "vai deixar de assumir funções nos assuntos de Estado, incluindo a diplomacia", a favor do primeiro-ministro Han Duck-soo. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PL quer políticas de redução do custo da cesta básica

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h20

Detidos no Zaire cidadãos por auxílio à imigração ilegal

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h12

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+