Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Poderá ser assinado acordo entre Ucrânia e EUA sobre minerais

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 09h19
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Divulgação

Kiev - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou os termos do acordo de minerais proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na terça-feira, e deverá ir a Washington D.C ainda esta semana para o assinar.

Note-se que Trump tinha vindo a insistir na intenção de recuperar o montante da ajuda desde então fornecida a Kiev, obtendo acesso aos recursos minerais ucranianos, segundo à Notícias ao Minuto.

O presidente do Estados Unidos havia mencionado o montante de 500 mil milhões de dólares (1 USD equivale a Kz 912.00), um número que acabou rejeitado por Kiev com Zelensky a afirmar que "a Ucrânia não está à venda".

"O acordo sobre os minerais é apenas uma parte do cenário. Ouvimos várias vezes a administração dos EUA dizer que faz parte de um quadro mais amplo", apontou a vice-primeira-ministra e ministra da Justiça da Ucrânia, Olha Stefanishyna, que liderou as negociações.

Este acordo que inclui petróleo e gás foi alcançado após a Casa Branca ter retirado a exigência aos 500 mil milhões de dólares (cerca de 475.861.905.000 euros) em potenciais lucros provenientes da exploração.

O documento foi aprovado pelos ministros da Justiça, da Economia e dos Negócios Estrangeiros. Zelensky terá agora de o assinar formalmente.

Os responsáveis do lado ucraniano salientaram, contudo, que o documento se tratava apenas de um "acordo quadro", pelo que nada mudará de mãos até que o fundo seja criado.

Além disso, o governo terá também de obter a aprovação por parte do parlamento ucraniano, tendo os deputados da oposição sugerido que realizarão um debate aceso antes de ratificar o acordo.

Os oficiais ucranianos esperam que o acordo melhore as relações com a administração de Donald Trump e que ajude num compromisso de segurança a longo prazo por parte dos Estados Unidos.

A versão final prevê a criação de um fundo para projectos na Ucrânia e para o qual o país contribuirá com 50% dos lucros provenientes da "futura monetização" dos recursos minerais estatais,  gás, petróleo e toda a logística associada.

No entanto, exclui os recursos minerais que já contribuem para os cofres do governo ucraniano e, portanto, não se aplica às empresas Nafgtogaz ou Ukrnafta.

Por sua vez, a Ucrânia exigiu garantias de segurança aos Estados Unidos como parte do acordo.

A imprensa ucraniana adiantou que o país não conseguiu obter, por escrito, um compromisso dos Estados Unidos para continuar a prestar apoio militar à Ucrânia em troca dos benefícios económicos previstos no acordo. 

A Ucrânia concordou com os termos de um acordo sobre minerais com os Estados Unidos, sem qualquer cláusula desfavorável para Kiev, e pode assiná-lo já na sexta-feira em Washington, adiantou esta terça-feira uma alta autoridade ucraniana.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá viajar até Washington D.C, nos Estados Unidos, na sexta-feira, para se encontrar com o homólogo norte-americano, Donald Trump.

Em causa está a assinatura do acordo de minerais entre os dois países. 

Recorde-se que, na segunda-feira, Donald Trump já tinha dado a entender de que Zelensky poderia descolar-se até ao país. 

"Vou encontrar-me com o presidente Zelensky. Ele pode vir esta semana ou na próxima assinar o acordo, o que seria bom. Iríamos encontrar-nos na Sala Oval", afirmou Trump.

Os dois chefes de Estado deverão assinar um acordo sobre os minerais ucranianos. GAR



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola prepara africano de esgrima com sessões duplas

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 18h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+