Nova Deli - Pelo menos oito pessoas morreram e outras sete ficaram feridas numa explosão que aconteceu hoje numa fábrica de munições localizada no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, afirmaram fontes oficiais, noticiou o site Noticias ao Minuto.
A explosão, que ocorreu no distrito de Bhandara por volta das 10h30, no horário local (06h00 em Angola), foi confirmada numa declaração aos meios de comunicação social pelo Ministro dos Transportes indiano, Nitin Gadkari, durante um evento público.
"Um grande acidente ocorreu na fábrica de artilharia em Bhandara, resultando na morte de oito pessoas e ferimentos em outras sete. Esta é uma informação preliminar", disse o ministro.
A força da explosão fez com que o telhado do edifício afectado desabasse, deixando mais de uma dúzia de trabalhadores presos no interior, de acordo com informações preliminares.
Imagens de vídeo mostraram enormes colunas de fumo a subir da fábrica devido à explosão, que foi sentida a cinco quilómetros de distância.
O ministro-chefe de Maharashtra, Devendra Fadnavis, tinha dito anteriormente, numa mensagem na rede social X, que "treze ou catorze trabalhadores ficaram presos devido ao colapso do telhado causado por uma explosão na fábrica de munições em Bhandara".
Destes, cinco trabalhadores foram resgatados em segurança.
A segurança industrial na Índia é frequentemente comprometida por vários factores, como infra-estruturas obsoletas e a falta de manutenção das mesmas, muitas vezes agravados pela corrupção e pelas práticas ilegais no sector da construção, que contribuem para uma elevada taxa de acidentes. Isto cria um ambiente de trabalho perigoso, especialmente para os trabalhadores informais e migrantes, que muitas vezes não têm protecção adequada.
Em 04 de Janeiro, pelo menos seis pessoas morreram numa explosão numa fábrica de fogo-de-artifício no estado de Tamil Nadu, no sul do país. Em Agosto, uma fuga de líquido inflamável numa fábrica de produtos químicos no estado de Andhra Pradesh, no leste da Índia, provocou uma explosão que matou 17 pessoas.CQ/CS