Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Opositor russo vence prémio Sakharov

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 15 Dezembro de 2021 | 10h24

Estrasburgo, França – O Parlamento Europeu acolhe hoje, quarta-feira, a cerimónia de entrega do Prémio Sakharov do ano de 2021 ao líder da oposição russa Alexei Navalny, num cenário de tensão na Europa devido à situação na fronteira entre Rússia e Ucrânia.

O vencedor do Prémio Sakharov do Parlamento Europeu, que homenageia o trabalho dos defensores dos direitos humanos e a liberdade de pensamento, está detido na Rússia e não pode por isso recebê-lo pessoalmente, pelo que será a sua filha, Daria Navalnaya, de 20 anos, a fazê-lo em seu nome.

A filha de Navalny está em Estrasburgo (França) acompanhada por Leonid Volkov, um dos seus principais conselheiros políticos e seu chefe de gabinete na campanha para as presidenciais de 2018, que já na terça-feira participou num seminário para jornalistas sobre a atribuição do prémio e a actual situação do opositor russo.

No seminário participou também Heidi Hautalam, vice-presidente do Parlamento Europeu responsável pela Rede Sakharov, que mencionou precisamente que "infelizmente não é pouco comum a cadeira do laureado estar vazia".

Já Andrius Kubilis, membro da Comissão dos Assuntos Externos e relator no Parlamento Europeu sobre as relações com a Rússia, afirmou sobre a escolha do vencedor que "a Rússia não é só Putin e o Kremlim (Presidência russa)" e que "Navalny é um símbolo da Rússia", de uma "Rússia que tem futuro e vai vencer".

O opositor de Putin, que já tinha sido nomeado para este prémio em 2019, é um dos líderes mais ouvidos da oposição ao regime do Presidente russo e ganhou reconhecimento internacional depois de concorrer às eleições e lutar por reformas anticorrupção.

Após ter sobrevivido em 2020 a um envenenamento pelo qual acusa o Kremlin, Navalny foi detido no início de 2021 no seu regresso à Rússia e depois condenado a mais de dois anos de prisão, pena que cumpre no campo prisional de Pokrov.

O reconhecimento de Navalny, que ganhou a votação sobre um grupo de mulheres afegãs e da ex-presidente boliviana Jeanine Áñez, faz parte das mensagens críticas da grande maioria do Parlamento Europeu em relação ao regime russo e ao tratamento que este dá aos activistas dos direitos humanos ou opositores políticos de Putin.

Lançado em 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, no valor de 50.000 euros, recompensa anualmente pessoas ou organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Relva do estádio 4 de Janeiro preocupa técnico do Sagrada

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 23h40

Porto de Cabinda vai ajudar economia africana

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 22h54

MPLA apela reflexão em torno dos 50 anos de independência

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 22h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+